Segunda-feira, Outubro 14, 2024
spot_img

Moçambique cria mecanismo de financiamento para reforçar acção climática nacional

Moçambique deu um passo importante na luta contra as mudanças climáticas ao criar uma Unidade de Financiamento Climático, dirigida por Albano Manjate, recentemente nomeado pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela.

De acordo com uma publicação do Further Africa, a decisão segue um decreto presidencial aprovado em Fevereiro, que confere ao Ministério da Economia e Finanças a responsabilidade de supervisionar as finanças relacionadas com o clima e estabelecer esta unidade especializada.

“Manjate, que anteriormente actuou como director nacional adjunto para a Monitorização e Avaliação, é conhecido pela sua experiência como ponto focal de Moçambique para o Fundo Verde para o Clima. Essa experiência torna-o uma escolha natural para liderar a unidade, onde se espera que impulsione os esforços do país na mobilização de recursos financeiros destinados à ação climática”, lê-se na publicação.

A criação desta nova estrutura, aprovada por um Comité Interministerial para a Reforma da Administração Pública no início deste ano, tem como objectivo principal coordenar e reforçar a resposta de Moçambique às alterações climáticas. A unidade será responsável pela gestão e garantia de recursos financeiros dedicados a iniciativas climáticas, uma medida essencial diante dos desafios económicos impostos pela crise climática global.

Em 2022, Moçambique aderiu à Coligação de Ministros das Finanças para a Ação Climática, que realizou a sua primeira reunião regional em Uganda, em Julho de 2024. Esta coligação visa incorporar considerações climáticas nas políticas económicas e financeiras, promovendo esforços de colaboração entre os países membros.

Entrevistas Relacionadas

BAD já aprovou mais de 130 projectos para Moçambique, no valor de cerca de 3,8 mil milhões de dólares

A comemoração reuniu funcionários do governo, parceiros de desenvolvimento...

BAD investiu 3,5 mil milhões de dólares em Moçambique

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) desembolsou, nos últimos...

BdM cria fundo de garantia mutuária para facilitar crédito às MPME

As sociedades de garantia mútua têm como objectivo facilitar...

BNI apresenta 50 milhões de dólares para apoio ao sector empresarial na FACIM

No âmbito dos seminários promovidos pelo Sector Empresarial do...