Monday, January 26, 2026
spot_img

Moçambique e Argélia pretendem estabelecer parceria para o desenvolvimento do sector energético

Uma delegação moçambicana liderada pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, está a realizar uma visita oficial de seis dias (de 26 a 31 de Maio) à República da Argélia. O objectivo principal desta visita é explorar as oportunidades de cooperação no sector energético entre os dois países, construindo sobre os acordos alcançados durante a estadia do chefe do Estado, Filipe Nyusi, na Argélia, em Fevereiro passado.

Segundo um comunicado divulgado nesta Terça-feira, 28 de Maio, pelo Club of Mozambique, a delegação moçambicana foi recebida em audiência pelo ministro da Energia e Minas da Argélia, Mohamed Arkab. Durante o encontro, Arkab enfatizou que esta reunião representa um passo significativo para promover relações bilaterais mais fortes e estimular interesses económicos conjuntos.

Durante os próximos dias, empresários e governantes de ambas as nações irão discutir e desenvolver parcerias no sector energético, seguindo o memorando de entendimento assinado em Fevereiro. Espera-se que a visita inclua discussões de alto nível e visitas locais às principais instalações energéticas e industriais, facilitando uma compreensão abrangente de potenciais empreendimentos colaborativos.

“A Argélia pretende expandir suas parcerias internacionais e alavancar a área da energia para impulsionar o desenvolvimento económico. Moçambique, com seu crescente setor energético e potencial económico, é visto como um parceiro estratégico neste esforço”, ressaltou o comunicado.

Esta iniciativa representa um marco importante na cooperação bilateral entre Moçambique e Argélia, com o potencial de impulsionar o desenvolvimento económico de ambos os países através de parcerias no sector energético.

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...

HCB Inicia a reabilitação da Central Sul

No âmbito do seu programa de modernização e reabilitação...