Por ocasião da visita oficial do Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, a convite de Sua Excelência Daniel Francisco Chapo, Presidente da República de Moçambique, a Cidade de Maputo acolheu o Encontro Empresarial Brasil–Moçambique, uma iniciativa destinada a aprofundar as relações económicas e a promover novas oportunidades de cooperação entre os dois países.
A presença do Presidente Lula da Silva em Moçambique enquadrou-se no reforço da parceria bilateral e na concertação de esforços para impulsionar o desenvolvimento económico de Moçambique, através de acções conjuntas, transferência de conhecimento e dinamização de investimentos estratégicos.
O encontro teve como objectivo central estimular parcerias estratégicas entre empresas moçambicanas e brasileiras, impulsionar o comércio bilateral, identificar oportunidades de investimento e reforçar a colaboração em sectores prioritários para o desenvolvimento económico nacional, tais como agricultura, energia, infra-estruturas, indústria transformadora, formação profissional e tecnologias.
Num dos momentos de maior destaque do evento, procedeu-se à assinatura da Declaração Conjunta entre o IPEME, IP (Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas), o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABC (Agência Brasileira de Cooperação).
Este instrumento tem como finalidade modernizar o IPEME, IP no âmbito da assistência às MPMEs moçambicanas, reforçando a capacidade institucional, promovendo o intercâmbio de boas práticas e consolidando um ecossistema mais robusto e competitivo para o empreendedorismo.

A visita do Presidente Lula da Silva representa um novo impulso na cooperação bilateral, reforçando o diálogo político e económico, a diversificação do investimento directo brasileiro em Moçambique e a dinamização de projectos de interesse mútuo.
O Encontro Empresarial Brasil–Moçambique reafirma, assim, o compromisso de aproximar o sector privado de ambos os países, fomentar um ambiente favorável a novos negócios e consolidar Moçambique como um destino atractivo para o investimento brasileiro.




