Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Moçambique e Emirados Árabes Unidos assinam acordos de cooperação económica

A visita de quatro dias de Filipe Nyusi aos Emirados Árabes Unidos começou no domingo e surge a convite do seu homólogo, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, declarou à comunicação social em Abu Dhabi Tiago Castigo, embaixador de Moçambique nos Emirados Árabes Unidos.

No âmbito da visita, segundo a fonte, as partes vão pelo menos assinar um acordo para cooperação económica e técnica, mas há outros dois memorandos de entendimento ainda em elaboração sobre a cooperação no domínio da defesa e sobre o combate contra o terrorismo.

“Há também contactos para se estabelecer um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e queremos que este acordo também se alargue para passaportes normais. É preocupação nossa também que haja uma ligação aérea direta entre os dois países e o ministro dos Transportes e Comunicação, Mateus Magala, está aqui e vai manter encontros neste âmbito”, explicou o embaixador de Moçambique nos Emirados Árabes Unidos.

Dados mais recentes divulgados pela CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique apontavam os Emirados Árabes Unidos como o quinto entre os principais parceiros comerciais de Moçambique, tendo o volume de comércio entre os dois países atingido cerca de 550 milhões de dólares (559 milhões de euros) em 2019.

Noticias Relacionadas

Fundo Soberano regista primeiro lucro de USD 210 Mil

O Fundo Soberano de Moçambique registou um lucro superior...

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...

Inflação média deverá subir de 4,8% em 2026 para 8,4% em 2027, prevê Oxford Economics

A inflação em Moçambique deverá abandonar a trajectória de...

Fundo Soberano cresce em 6% para mais de USD 116 milhões

O Fundo Soberano de Moçambique registou um crescimento significativo...