Sexta-feira, Maio 3, 2024
spot_img

Moçambique e Fundo Saudita acordam financiamento de 158 milhões de dólares para projectos de infra-estruturas públicas

O governo moçambicano e o Fundo de Desenvolvimento Saudita assinaram na passada quinta-feira, 9 de Novembro, em Riade, um acordo de financiamento de 158 milhões de dólares para a construção de infra-estruturas de utilidade pública no país.

O documento foi assinado pelo ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela, e pelo CEO do Fundo, Abdulrahman Al-Marshad, durante a Conferência Económica Arábia Saudita-África.

De acordo com informação divulgada pela FurtherAfrica, o valor será utilizado para três projectos no âmbito do Plano Quinquenal do governo 2020-24, nomeadamente a construção e equipamento de cinco hospitais em Chimbonila (Niassa), Ribaue (Nampula) Molumbo (Zambézia), Vanduzi (Manica) e Limpopo (Gaza) no âmbito da iniciativa presidencial “One District One Hospital”.

Está também prevista a construção de uma barragem em Muera, que ajudará a mitigar o problema da escassez de água nos distritos de Mueda, Muidumbe e Nangade, na província de Cabo Delgado, norte do país, bem como a reabilitação de dois troços de Estrada Nacional Número 1 (N1).

“Estes acordos garantem novos investimentos que não só melhoram o bem-estar da população, mas também impulsionam o desenvolvimento económico, construindo uma base sólida para o futuro do país”, explicou Max Tonela.

Enfatizou que, nos termos do pacote de financiamento, o governo garantirá que empresas moçambicanas qualificadas participem em todos os trabalhos de engenharia e contratação.

Sobre os termos do acordo de financiamento, Max Tonela explicou que “trata-se de um crédito concessional, com maturidades semestrais a uma taxa de juro de 1,5 por cento e Moçambique terá de devolver o valor em 25 anos”.

Entrevistas Relacionadas

Presidente Nyusi propõe conversão da dívida em investimentos climáticos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, sugeriu...

Renew Capital anuncia o seu primeiro investimento em Moçambique na fintech ROSCAS

A inclusão financeira continua a ser um desafio global...

Banco Mundial e FMI debatem financiamento da resiliência climática em África

Com o início das Reuniões de Primavera do Banco...

ONU mobiliza cerca de 12,6 mil milhões de meticais para assistência humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a mobilizar...