google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

Moçambique e Itália pretendem duplicar o volume de comércio

Moçambique e Itália têm como meta dobrar o volume de comércio bilateral para mais de 500 milhões de dólares por ano, segundo o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma.

Falando em Milão no Fórum Empresarial Itália-Moçambique, Vuma sublinhou a importância de estabelecer parcerias entre os dois países para explorar o potencial de negócios existente.

Actualmente, um dos principais investimentos italianos em Moçambique é liderado pela empresa de energia ENI, que está a explorar Gás Natural Liquefeito (GNL) através do Projecto Coral Sul de GNL flutuante, na província de Cabo Delgado.

Vuma destacou o ambiente favorável para o investimento directo estrangeiro em Moçambique, resultado das políticas implementadas pelo governo, principalmente com a aprovação do Programa de Aceleração Económica (PAE).

Ele enfatizou a importância da parceria para garantir benefícios mútuos nos investimentos, incluindo garantias de retorno do capital e promoção do conteúdo local.

A missão liderada por Vuma, composta por cerca de 40 empresários, demonstra a vontade dos empresários moçambicanos em estabelecer relações mais estreitas entre os dois países.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...