google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Moçambique é um dos dez países africanos com maior crescimento do PIB em 2023

As projecções do Produto Interno Bruto (PIB) são um factor significativo na determinação dos planos e políticas económicas das nações de todo o mundo.

Estas previsões são importantes para os países africanos, uma vez que permitem conhecer a trajectória geral do desenvolvimento, o potencial de crescimento e a saúde económica do continente.

À medida que África continua a navegar na sua paisagem económica, o aproveitamento dos conhecimentos das projecções do Produto Interno Bruto (PIB) é fundamental para moldar um futuro resiliente e inclusivo.

O portal de notícias Business Insider África, num artigo publicado sexta-feira, 10 de Novembro, refere que o Fundo Monetário Internacional, no seu relatório sobre a produção económica mundial (WEO) de Outubro, apresentou em pormenor o PIB real (variação percentual anual) de cada país.

De acordo com o cenário de base do FMI, citado pelo site, a inflação continua a baixar, uma vez que os bancos centrais continuam a adoptar uma postura restritiva. O cenário de base não inclui uma diminuição do PIB real per capita mundial, que ocorre frequentemente durante uma recessão mundial.

Em comparação com a previsão do WEO de Abril de 2023, o crescimento e o emprego no primeiro semestre do ano continuaram a ser mais robustos. Embora a projecção média mundial tenha permanecido praticamente inalterada em relação à actualização do WEO de Julho de 2023, observam-se várias alterações nas expectativas de crescimento e inflação nos vários países.

Países africanos com a maior projecção do PIB em 2023

Neste contexto, entre os dez principais países africanos com a maior projecção do PIB para 2023, à medida que o ano termina, estão: em primeiro lugar, Moçambique com 7% do PIB; em segundo lugar, a República Democrática do Congo com uma projecção de 6,7% do PIB; Costa do Marfim vem em terceiro lugar com uma projecção de 6,2% do PIB; em quarto lugar vem o Ruanda com uma projecção de 6,2% do PIB; Etiópia vem em quinto lugar com uma projecção de 6,1% do PIB; em sexto lugar vem Guiné com uma projecção de 5,9% do PIB; em sétimo lugar está a Gâmbia com uma projecção de 5,6% do PIB; Benim aparece em oitavo lugar com uma projecção de 5,5% do PIB; Togo vem em nono lugar com uma projecção de 5,4%; e, por último, está a Tanzânia em décimo lugar com uma projecção de 5,2% do PIB.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...