Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Programa Energia para Todos: Energia eléctrica chega a 54 postos administrativos

O Presidente da República disse esta quarta-feira, 8 de Novembro, que pelo menos 54 postos administrativos foram electrificados desde 2020 no país, no âmbito da iniciativa presidencial “Energia para Todos”.

Segundo Filipe Nyusi, que falava momentos após a inauguração das redes eléctricas dos postos administrativos de Saua-Saua e Covo, na província de Nampula, norte de Moçambique, “o programa energia para todos, consiste na electrificação dos postos administrativos, iniciado em 2020 a nível nacional, está tendo registos muito satisfatórios e encorajadores”.

O chefe de Estado disse ainda que nos últimos três anos, mais de 1,2 milhões de moçambicanos tiveram acesso à electricidade, aproximando o país da meta do acesso universal à energia.

“O nosso principal objectivo é garantir que atingimos a meta do acesso universal à electricidade para todos os moçambicanos”, afirmou.

Moçambique tem 416 postos administrativos, 318 dos quais estão ligados à Rede Eléctrica Nacional, o que representa uma taxa de cobertura de 76 por cento em todo Moçambique, segundo a Electricidade de Moçambique (EDM).

Em Agosto, o presidente da EDM, Marcelino Gildo, disse que a empresa necessitava de 138,1 milhões de euros para concluir a electrificação de todos os postos administrativos de Moçambique, um passo essencial para o “grande desafio” do acesso universal à energia.

O governo moçambicano estabeleceu como meta que 57 por cento dos agregados familiares tenham acesso à rede eléctrica até ao final do ano – com uma previsão de 495 mil novas ligações – cobertura garantida pela estatal eléctrica, o que contrasta com 34 por cento no final de 2019.

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...

HCB Inicia a reabilitação da Central Sul

No âmbito do seu programa de modernização e reabilitação...