Tuesday, May 5, 2026
spot_img

Moçambique garante capacidade de gestão do fundo soberano

A garantia foi dada esta segunda-feira, em Maputo, pelo Administrador do Banco de Moçambique, em representação do governador da instituição, numa audição parlamentar conjunta, em torno da proposta de Lei de criação do Fundo soberano, no país.

Jamal Omar reconhece, entretanto, que há necessidade de o país se espelhar nas experiências internacionais de gestão de Fundo Soberano.

Por sua vez, as Comissões do Plano e Orçamento e dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República, defendem que a proposta da criação do Fundo soberano, deve ser devidamente estruturada.

Recentemente, o Conselho de Ministros aprovou a proposta de Lei de criação do Fundo Soberano, tendo em vista assegurar o desenvolvimento socioeconómico do país.

A proposta de Lei de criação do Fundo Soberano será apreciada em plenário esta quarta-feira, no Parlamento.

Noticias Relacionadas

Fitch desce ‘rating’ de Moçambique para ‘CC’ e agrava percepção de risco de crédito

A agência internacional de notação financeira Fitch Ratings rebaixou...

Aprovados novos salários mínimos

O Governo acaba de aprovar novos salários mínimos, com...

Conferência Mulheres nas Finanças 2026 coloca inclusão financeira no centro do debate económico

FSDMoç reúne líderes do sistema financeiro em Maputo para...