Domingo, Fevereiro 23, 2025
spot_img

Moçambique inicia pesquisa de calcário em Gaza com vista à exploração potencial

O Governo de Moçambique anunciou o início de actividades de avaliação para a possível exploração de calcário em vários distritos da província de Gaza, localizada na região sul do país. O calcário, uma rocha sedimentar rica em carbonato de cálcio, é amplamente utilizado em diversas indústrias, como as de química, ferro e aço, papel, tintas, alimentos, plásticos, agricultura e construção civil, sendo uma das rochas minerais industriais mais importantes devido à sua versatilidade, ampla disponibilidade e baixo custo.

Jerónimo Mutisse, chefe do Departamento de Recursos Minerais e Energia, informou que amostras de calcário já foram recolhidas nos distritos de Massingir, Mabalane, Mapai, Chicuálacuala, Massangena e Chigubo. Estas amostras serão submetidas a testes para determinar tanto a quantidade quanto a qualidade do minério presente na região.

“Se os resultados das amostras forem positivos, iremos mobilizar investidores para explorar o calcário, transformando Gaza em um ponto de referência para este recurso”, afirmou Mutisse, em entrevista à Rádio Moçambique. Ele destacou que, com dados favoráveis, a província poderia também receber fábricas de cimento, o que impulsionaria o desenvolvimento das comunidades locais e criaria novas oportunidades de emprego para os jovens da região.

Além disso, em Junho deste ano, a Jiangxi Bureau of Geology, uma instituição chinesa, comunicou que está se preparando para iniciar actividades de pesquisa mineral em Gaza. O foco inicial será na avaliação de zircão, urânio e ouro. Os resultados dessa pesquisa irão determinar se a exploração e a exportação desses recursos naturais serão viáveis e comercialmente rentáveis.

Noticias Relacionadas

Moçambique produziu 1,62 toneladas de ouro em 2024, superando expectativas

Moçambique registou uma produção de ouro de 1,62 toneladas...

Desabamento do garimpo ilegal em Barué Resulta em tragédia

Pelo menos três garimpeiros morreram e dois ficaram feridos...

Zumbo vai ter a terceira maior bacia carbonífera de Tete

Distrito de Zumbo pode tornar-se, este ano, a terceira...

Mineradora ERG pondera vender seus activos em Moçambique

O Director Executivo do Eurasian Resources Group (ERG) revelou,...