google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Moçambique intensifica o combate ao branqueamento de capitais com programa de formação intensiva

Moçambique está a intensificar os esforços para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, através da implementação de um programa de formação intensiva. O programa, que teve início no dia 25 e decorrerá até 28 de Março, na cidade da Beira, centro do país, reúne autoridades policiais, reguladores e instituições não financeiras.

A iniciativa faz parte da estratégia mais ampla de Moçambique para sair da lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) e cumprir as normas globais de conformidade financeira. O objectivo é reforçar as defesas do país contra o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição maciça.

Marina Macamo, porta-voz do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, destacou a importância da formação para reforçar as capacidades internas de Moçambique no combate aos crimes financeiros. Ela enfatizou a necessidade de reforçar o sistema financeiro nacional para prevenir e combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, bem como para fornecer formação sobre a Avaliação Nacional de Risco (ANR).

A inclusão na lista cinzenta do GAFI pode afectar as relações financeiras internacionais e o desenvolvimento económico de qualquer nação, por isso, a participação neste programa é vista como um passo crucial para remover Moçambique desta lista e fortalecer a posição do país no combate aos crimes financeiros.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...