Sábado, Dezembro 21, 2024
spot_img

Moçambique na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas

No encontro, em que estarão reunidos mais de cento e cinquenta Chefes de Estado e de governos, os países membros da ONU terão a oportunidade de discutir os passos a serem dados para a materialização da agenda 2030.

Para o embaixador de Moçambique na ONU, a reunião é vista como um passo crucial para impulsionar a acção global e garantir que os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável sejam mais do que meras aspirações, tornando-se em realidade tangível.

Na sessão, Moçambique vai partilhar a sua experiência e desafios, no alcance destes objectivos que, na opinião de Pedro Comissário, o país tem dado passos consideráveis na sua implementação.

“Sempre houve uma congruência e convergência, entre a nossa agenda nacional, virada para a paz, desenvolvimento e democracia e a agenda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. E é por isso que Moçambique é referência”- disse Comissário.

E porque o mundo reconhece os avanços dados por Moçambique, O Presidente Filipe Nyusi foi convidado a co-presidir um fórum que reúne vinte e sete Chefes de Estado e de governo com o objectivo de encontrar soluções para a unidade e solidariedade no mundo, na implementação dos ODS.

Segundo Pedro Comissário, desde o princípio, os países em desenvolvimento defenderam que não é possível alavancar todos os sete objectivos de desenvolvimento sustentável sem a cooperação internacional, sem a disponibilização de recursos financeiros e materiais para os países menos capacitados.

À margem da Assembleia Geral da ONU, a Primeira-dama da República, Isaura Nyusi, será condecorada, em Nova Iorque, pela Organização da Sociedade Civil, Dream Up, Speak Up Stand Up.

A condecoração de Isaura Nyusi surge em reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo seu gabinete, na defesa dos direitos darapariga em Moçambique

Noticias Relacionadas

A inflação em Moçambique poderá atingir 5,4% em 2025

A consultora Oxford Economics prevê que a inflação em...

Velhos e novos ventos na economia moçambicana

Muito recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) escrevia acerca...

Exportações de açúcar do Eswatini ameaçadas devido à instabilidade em Moçambique

A turbulência política e os protestos pós-eleitorais em Moçambique...

Aprovada a moeda comemorativa do 45.º aniversário do Metical

O Governo aprovou, esta terça-feira (10), o Decreto que...