Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Moçambique na lista de suspensão de cartões de crédito na União Europeia

Maleiane assegura que não há razões para pânico, para pessoas que desejam viajar para o estrangeiro, pela circulação de notícias na imprensa internacional sobre o alegado risco de suspensão de cartões de crédito moçambicanos na União Europeia.

Em causa está um alegado incumprimento pelas autoridades moçambicanas das medidas de segurança recomendadas pelo Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), um organismo internacional que controla a aplicação das leis e medidas contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

“Enviam sempre supervisores, se assim lhes pudermos chamar, que trabalham connosco e depois produzem um relatório. Este relatório, neste momento, está ao nível do Grupo de Acção Financeira, que ainda não disse nada sobre Moçambique”, salientou Maleiane.

Na sua opinião, os relatórios que circulam pela imprensa internacional “não são correctos”. No seu ponto de vista, as instituições deveriam ser deixadas a funcionar livremente: “Este é um processo de avaliação mútua que é normal”. Então, no dia 21 (sexta-feira), será tomada uma decisão se o que fizemos é suficiente ou não”, disse ele.

Noticias Relacionadas

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Oportunidades para estar atento em Angola e Moçambique

Angola e Moçambique continuam a afirmar-se como os principais...

Principais alterações aos regimes do IRPC, IRPS e IVA em Moçambique

Alterações do Código do IRPC em Moçambique  Sumário Executivo A alteração...