Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Moçambique participa na 39ª Sessão ministerial do comité permanente para a cooperação económica e comercial da OCI em Istambul, Turquia

Uma delegação representando Moçambique, liderada pelo Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, está actualmente em Istambul, Turquia, participando da 39ª Sessão Ministerial do Comité Permanente para a Cooperação Económica e Comercial (COMCEC) da Organização da Cooperação Islâmica (OCI). O evento, que iniciou no dia 2 de Dezembro e se estenderá até 5 de Dezembro, concentra-se em diversas questões cruciais para o fortalecimento das relações económicas entre os países membros da OCI.

Na pauta do evento, destacam-se temas como a Estratégia do COMCEC, o Plano de Acção da OCI 2016-2025, a promoção do Comércio Intra-OCI, Cooperação Financeira, e discussões sobre a melhoria das capacidades do Comércio Electrónico dos países membros da OCI, bem como a Transformação Digital.

Durante a abertura, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, expressou optimismo quanto às deliberações que surgirão, visando contribuir para o crescimento económico dos países da OCI no campo da cooperação económica.

No âmbito do Debate Ministerial sobre “Como Melhorar as Capacidades do E-commerce dos Países Membros da OCI”, Moçambique compartilhou sua visão, realizações e desafios no ecossistema do comércio electrónico, além de discutir a transformação digital, em geral. O país destacou oportunidades de investimento nos sectores de agricultura, turismo, transportes e comunicações, incentivando os homens de negócios da OCI a explorarem essas possibilidades.

O COMCEC, de nível ministerial, foi estabelecido em 1981 durante a 3ª Cimeira dos Chefes do Estado e de Governo da OCI. Com o mandato de acompanhar as resoluções da OCI nas áreas de economia e comércio, é presidido pelo presidente da Turquia, que também abriga o Secretariado do COMCEC. Moçambique aderiu à OCI em 1994, reforçando seu compromisso com a cooperação internacional e o desenvolvimento económico.

Entrevistas Relacionadas

INNOQ: 70% Dos produtos já possuem rotulagem em Português

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) anunciou...

Feira Internacional no Maláui: Moçambique exibe potencialidades económicas e atrai Investidores

A presença de Moçambique na 34.ª Feira Internacional de...

OMC projecta crescimento de 5,3% nas exportações africanas em 2024

Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), as exportações...