Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_img

Moçambique poderá exportar 3,4 milhões de toneladas de gás por ano para Europa e Ásia

Compreendendo aproximadamente 450 mil milhões de metros cúbicos de gás no Campo Sul de Coral na Área 4 na Bacia do Rovuma ao largo da costa de Moçambique, o projecto de Gás Natural Liquefeito Flutuante permitirá ao país produzir 3,4 milhões de toneladas por ano (mtpa) de gás para exportar à Europa e Ásia em 2022.

A Câmara Africana de Energia, garante que os níveis de oferta e procura entre 2022 e 2025 sugerem que existe no país oferta suficiente de Gás Natural Liquefeito (GNL), para satisfazer a procura crescente, à medida que novos projectos entram em linha no ano corrente, assim como o projecto de Gás Natural Liquefeito Flutuante de Coral (FLNG) em Moçambique.

Além disso, os projectos de 12,8 mtpa de GNL da TotalEnergies Moçambique e de 15,2 mtpa de GNL da Eni e ExxonMobil Rovuma têm o potencial de transformar o mercado regional de gás, posicionando Moçambique como um exportador de gás altamente competitivo. Apesar de ambos os projectos terem sido adiados, estão a ser feitos progressos para que regressem ao bom caminho.

De acordo com o Centro de Energia para o Crescimento, o gás de Moçambique poderia trazer 50 mil milhões de dólares em investimentos estrangeiros e permitir ao Governo colher 95 mil milhões de dólares em receitas nos próximos 25 anos, com as políticas e investimentos correctos em vigor, bem como um ambiente político atractivo para o capital.

Moçambiques têm potencial para combater pobreza energética  

Segundo o presidente-executivo da Câmara Africana de Energia, NJ Ayuk, as reservas de gás de Moçambique têm o potencial para combater a pobreza energética em toda a região da África Austral, ajudando os países vizinhos, como o Zimbabwe, Botswana, Malawi e África do Sul, a satisfazer a procura pelo gás.

Apesar de possuir vastas reservas de gás, o progresso de Moçambique no desenvolvimento e na monetização continua a ser lento. Isto realça uma necessidade crescente de o Governo criar um ambiente político favorável que permita aos investidores e às grandes empresas internacionais participarem no mercado.

African Energy Week 2022 vai discutir medidas para acelerar indústria do gás em Moçambique 

A este respeito, a cimeira anual de investimento da Câmara Africana de Energia (AEC), African Energy Week (AEW), que terá lugar na Cidade do Cabo de 18 a 21 de Outubro de 2022, irá discutir medidas que o Governo de Moçambique pode implementar para acelerar o desenvolvimento da sua indústria do gás.

A African Energy Week 2022 acolherá painéis de discussão e reuniões de alto nível sobre o papel da indústria de gás de Moçambique no combate à pobreza energética em todo o continente africano e como o país pode criar um regime de capital atractivo para impulsionar o seu mercado.

A African Energy Week 2022 é a conferência anual da Câmara Africana de Energia, exposição e evento em rede. Este evento une as partes interessadas africanas na energia com investidores e parceiros internacionais para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da indústria e promover África como destino de investimentos energéticos.

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

CTA pede revisão das medidas do Banco de Moçambique sobre importação de combustíveis

A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique está...

Moçambique intensifica o combate ao branqueamento de capitais com programa de formação intensiva

Moçambique está a intensificar os esforços para combater o...

Banco de Moçambique reduz taxa de juro de referência para 15,75%

O Banco de Moçambique (BdM) anunciou a redução da...

FUNAE investe na construção de 19 mini-redes com capacidade de 100 a 200 megawatts

O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) anunciou um investimento...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

CTA pede revisão das medidas do Banco de Moçambique sobre importação de combustíveis

A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique está a pressionar o Banco de Moçambique (BdM) a reconsiderar a retirada da comparticipação de 50%...

Cláudia Manjate: “As histórias por detrás de uma Marca moldam as preferências do consumidor”

À conversa com o Profile, Cláudia Manjate, Directora de...

ONU mobiliza cerca de 12,6 mil milhões de meticais para assistência humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a mobilizar...

Semana de lançamento oficial do programa Mangwana — 02 de Abril de 2024

No dia 2 de abril de 2024, no Instituto...

Moçambique intensifica o combate ao branqueamento de capitais com programa de formação intensiva

Moçambique está a intensificar os esforços para combater o...

Banco de Moçambique reduz taxa de juro de referência para 15,75%

O Banco de Moçambique (BdM) anunciou a redução da...

CTA e Banco UBA anunciam programa de financiamento de 50 milhões de dólares para MPMEs

A Confederação das Associações Económicas (CTA), em colaboração com...