Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Moçambique receberá ajuda de 10 Milhões de euros do Reino Unido

O Reino Unido vai apoiar Moçambique com 670 milhões de meticais (cerca de 10 milhões de euros) adicionais para enfrentar a crise humanitária em Cabo Delgado devido aos ataques terroristas, bem como os impactos negativos dos eventos climáticos extremos, informou a Rádio França Internacional neste Sábado, 16 de Março.

Segundo o órgão, o anúncio foi feito pela alta comissária britânica no país, Helena Lewis, no final de sua visita de três dias à província de Cabo Delgado, revelando que o Reino Unido não está indiferente à situação actual de novos ataques terroristas em distritos como Chiúre.

“Dada esta situação com novas pessoas deslocadas, vamos fornecer mais de 8,3 milhões de libras esterlinas durante os próximos três anos na área de abrigo, saúde mental, e também para a coordenação da comunidade internacional, e numa área muito importante de identidade para refazer e oferecer documentos de identificação para as pessoas deslocadas”, frisou Helena Lewis.

A responsável explicou que este apoio soma-se a outro disponibilizado no ano passado. “Já fornecemos mais de 24 milhões de libras esterlinas (1,9 mil milhões de meticais) para a província de Cabo Delgado em termos de ajuda humanitária não só em resposta aos ataques e para pessoas deslocadas, mas também, por causa dos eventos climáticos”, concluiu Helena Lewis.

Entrevistas Relacionadas

Presidente Nyusi propõe conversão da dívida em investimentos climáticos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, sugeriu...

Renew Capital anuncia o seu primeiro investimento em Moçambique na fintech ROSCAS

A inclusão financeira continua a ser um desafio global...

Banco Mundial e FMI debatem financiamento da resiliência climática em África

Com o início das Reuniões de Primavera do Banco...

ONU mobiliza cerca de 12,6 mil milhões de meticais para assistência humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a mobilizar...