No decorrer da implementação, em Maio, da decisão de facilitação e isenção de vistos, quase 30 mil viajantes entraram em Moçambique. O governo destaca que foi criada uma plataforma para pedidos de vistos online e isenção de vistos de turismo e negócios para uma lista de países de baixo risco, conforme mencionado no relatório de execução orçamental do quarto trimestre de 2023.
A medida resultou na emissão de um total de 28.900 vistos, tornando Moçambique mais competitivo e facilitando o acesso de potenciais investidores. O governo salientou que a decisão de facilitar e isentar vistos de turista para países de baixo risco já havia aumentado o número de visitas ao país em 34% nos primeiros 90 dias de implementação da medida, conforme anunciado no terceiro trimestre do ano passado.
Em Dezembro de 2022, Moçambique introduziu o Visto Electrónico (e-Visa) e, em 1º de Maio, isenções de visto para cidadãos de 29 países, além de rever a medida de concessão de vistos de investimento por períodos mais longos a cidadãos estrangeiros que detenham investimentos no país, simplificando os requisitos para sua concessão.
O governo estima que a “despesa” média diária de cada visitante seja de 110 dólares, com tempo médio de visita de quatro dias, o que representa 440 dólares “de novos fundos” para a economia. Essa medida visa impulsionar o sector do turismo e atrair mais investidores para o país.