Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

Montepuez Ruby Mining investe em empreendedorismo com projecto “Opyithikula Ocumi” em Namanhumbir

A Montepuez Ruby Mining (MRM) anunciou um investimento significativo em projectos de empreendedorismo na região de Namanhumbir, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique. O projecto, intitulado “Opyithikula Ocumi” (Transformando Vidas, em emakhuwa, a língua local), visa impulsionar diversas áreas, incluindo agricultura, criação animal, educação, saúde, cultura e comércio.

Como parte de seu compromisso contínuo com o desenvolvimento socioeconómico local, a MRM alocará 20 mil dólares (aproximadamente 1,2 milhões de meticais) para financiar projectos empreendedores na comunidade. O montante será direccionado para iniciativas viáveis, seleccionadas por um comité de avaliação composto por membros da comunidade e uma equipe multissectorial da MRM.

A empresa revelou que serão escolhidos dez projectos com viabilidade comprovada, cada um recebendo um financiamento de 100 mil meticais. Além do financiamento, os empreendedores seleccionados contarão com orientação e mentoria fornecidas pela equipe multissectorial da MRM, garantindo o sucesso e sustentabilidade de seus projectos.

Os interessados em participar deste programa de financiamento são incentivados a apresentar suas propostas por meio do escritório comunitário da mineradora. O prazo para a apresentação de candidaturas encerra na Sexta-feira, 22 de Dezembro.

Esta iniciativa representa mais um esforço da Montepuez Ruby Mining em apoiar o desenvolvimento do distrito de Montepuez. Em 2018, a empresa inaugurou o Centro de Formação Profissional de Namanhumbir, operado pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC). O centro já formou 560 jovens em áreas como electricidade, canalização, carpintaria, construção civil e pintura. Recentemente, cursos de serralharia e operação de máquinas foram introduzidos para expandir ainda mais as oportunidades de aprendizado e emprego na região.

Entrevistas Relacionadas

CoWork Lab premiada como melhor espaço para empreendedores

A CoWork Lab, foi eleita pelo Africa Startup Ecosystem...

Startups africanas convidadas a candidatar-se ao prémio Kofi Annan

A Chancelaria Federal Austríaca e a Fundação Kofi Annan...

“O marketing pessoal vem em primeiro”

Está sempre atenta ao detalhe, quer na rua, em...

Generation Ready: mais oportunidades para auto-emprgo precisa-se, diz Petersburgo

No país, há alguns programas destinados a apoiar técnico...