Sexta-feira, Maio 10, 2024
spot_img

“Mpanda Nkuwa” vai ser erguida antes do fim do quinquénio

Falando à Rádio Moçambique, Obete Matine disse que já foi apurada a empresa que se vai fazer a construção da infra-estrutura eléctrica, projectada para uma potência de 1.500 megawats.

“Temos que verificar antes de mais de nada o Governo criou um gabinete para a implementação do projecto para poder acelerar a realiazação de todas as acções, foram avaliadas todas as propostas. Neste momento decorrem as negociações para a assinatura do acordo”, afirmou Matine.

A barragem de Mphanda Nkuwa deverá ser erguida no rio Zambeze, 61 quilómetros à jusante da barragem de Cahora Bassa e 70 quilómetros à montante da cidade de Tete, formando um plano de água que se estende até ao paredão da barragem de Cahora Bassa.

A Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa será uma hidroeléctrica de tipo fio-de-água (run of river) ou seja uma hidroeléctrica que não acumula água na albufeira, gerando energia pela turbinagem da água que vem de montante e que é lançada para jusante.

Em outras palavras, a albufeira terá apenas capacidade de regularizar os caudais diários, permitindo a gestão das afluências diárias de modo à sua utilização ao longo do dia no modo considerado mais adequado.

Trata-se de uma barragem de betão compactado a rolo, com cerca de 90 metros de altura e um comprimento de 700 metris e irá criar um reservatório com cerca de 100 quilómetros ao quadrado, estendendo-se ao longo de 60 quilómetros no Rio Zambeze e de 18 quilómetros no Rio Luía.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique atinge 67% da meta de electrificação

Moçambique está a realizar grandes avanços em seu objectivo...

OHROS e SolarWorks expandem acesso à energia renovável em Moçambique

A OHROS Consulting Group, empresa de consultoria internacional especializada...

Volume de negócios da EDM aumenta 14% em 2023

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou nesta Quarta-feira, 8...

HCB anuncia pagamento de dividendos de mais de 6,3 mil milhões de meticais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou nesta Quarta-feira...