A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) prevê investir, a partir deste ano, cerca de 2 mil milhões de dólares para melhorar as infra-estruturas portuárias, com destaque para a expansão dos terminais de contentores, carvão, carga geral e minérios, cais e aquisição de novos equipamentos.
Segundo uma publicação do jornal Domingo, para o terminal de contentores, arrancou, há dias, a primeira fase das obras de expansão com vista a aumentar a sua capacidade, dos actuais 270 mil unidades equivalentes a 20 pés, tecnicamente denominadas por TEU, para 530 TEU por ano e, progressivamente, para um milhão TEU até 2058.
Citando os gestores da MPDC, a mesma publicação refere que estas alterações permitirão que o terminal receba navios da classe Panamax, com até 366 metros de comprimento, após o aprofundamento do calado do cais dos actuais 12 metros para 16. “O aumento da capacidade também vai acontecer no terminal de carvão da Matola, que passará de 7,5 milhões de toneladas por ano (MTPA) para 12 MTPA e, gradualmente, alcançará 18 MTPA”.
Em relação à expansão do terminal de carga geral e minérios, já foi concluída a construção de uma nova banca de minérios com 2,77 hectares, aumentando a capacidade para 10,3 MTPA e, paralelamente, reforçou-se os sistemas digitais e adquiriu-se novos equipamentos, permitindo elevar a capacidade deste terminal para 14 milhões de toneladas por ano.
No que diz respeito às infra-estruturas marítimas, a empresa revelou que vai reabilitar os cais 1 a 4, vocacionados para navios de cruzeiro, operações “Ro-Ro” e cabotagem, como parte da diversificação dos serviços portuários.