Friday, September 18, 2026
spot_img

Mphanda Nkuwa lança segunda edição de programa de estágios para jovens graduados

O Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) lançou, em Tete, a segunda edição do Programa de Estágios Profissionais destinado a jovens moçambicanos recém-graduados.

A iniciativa integra as acções de responsabilidade social e conteúdo local do projecto e pretende preparar novos quadros para a participação em grandes projectos de infra-estruturas, através de formação prática e contacto com especialistas nacionais e internacionais.

Segundo o Director Técnico do GMNK, Jorge Muianga, os estagiários terão oportunidade de acompanhar diferentes fases de concepção e implementação do Projecto Mphanda Nkuwa, sob supervisão dos gestores do Gabinete e em contacto com consultores especializados.

A primeira edição, lançada em 2023, seleccionou 11 jovens. Após dois anos de estágio e formação, nove foram integrados no GMNK e dois passaram a trabalhar na Electricidade de Moçambique.

Para a segunda edição, o programa estabelece como meta uma participação feminina de 50%. A selecção será feita através de um processo competitivo, que inclui triagem de candidaturas, testes escritos e entrevistas.

A iniciativa pretende reforçar a formação de jovens moçambicanos e criar uma base de competências nacionais para responder às necessidades de grandes projectos de energia e infra-estruturas.

Noticias Relacionadas

Produção de electricidade cresce 8,8% em Moçambique no primeiro semestre

A produção de electricidade em Moçambique cresceu 8,8% no...

IEA alerta para queda da oferta global de petróleo devido aos conflitos internacionais

A oferta mundial de petróleo deverá cair mais do...

BAD apoia financiamento de Mphanda Nkuwa, projecto avaliado em 6,5 mil milhões de dólares

O Banco Africano de Desenvolvimento está a apoiar Moçambique...

Maior refinaria de África prepara expansão para 1,4 milhões de barris por dia

A Dangote Refinery, na Nigéria, prevê investir 14,3 mil...