A Gemfields realizou, em Banguecoque, Tailândia, de 30 de Maio a 17 de Junho de 2022, mais um leilão de rubis de qualidade mista tipicamente oferecidos nos leilões da Montepuez Ruby Mining (MRM), tendo alcançado números recorde de todos os tempos em vendas, 95,6 milhões de dólares.

Os rubis em bruto foram todos extraídos na área de concessão da MRM (que é 75% propriedade da Gemfields e 25% do parceiro moçambicano, Mwiriti Limitada). As receitas deste leilão, como sempre, serão totalmente repatriadas para a MRM, em Moçambique, garantindo o pagamento de todos os royalties devidos ao Governo da República de Moçambique e pagos com base nos preços de venda totais.

Após as visualizações, os leilões realizaram-se através de uma plataforma de leilões online, especificamente adaptada para a Gemfields e que permitiu a participação de clientes de múltiplas jurisdições num processo de licitação selada.

Notas de destaque: Leilão de Rubi de Junho de 2022

– Receitas totais de leilão de 95,6 milhões de dólares, recorde de todos os tempos nos leilões da Gemfields.

– Preço médio de 246,69 USD por quilate, um novo recorde para qualquer leilão de rubi de qualidade mista.

– Dos 119 lotes oferecidos, 112 foram vendidos (94,1%).

– 63,5% dos quilates oferecidos no leilão foram vendidos.

– Os 16 leilões de rubis MRM realizados desde Junho de 2014 geraram 827,1 milhões de dólares em receitas totais.

No leilão, 49 empresas fizeram ofertas e garantiram receitas recorde de 95,6 milhões de dólares com um valor médio global de USD 246,69 por quilate. O leilão vendeu 94,1% do número de lotes e 63,5% dos quilates disponibilizados.

A mistura específica do leilão e a qualidade dos lotes oferecidos em cada um deles variam de acordo com o tamanho, cor e clareza, devido a variação na produção mineira e procura do mercado. Por conseguinte, os resultados de cada leilão não são directamente comparáveis.

Chama-se a atenção específica para o facto de que um lote de 29.523,82 gramas (representando cerca de 24% do peso total oferecido) permaneceu por vender e, como resultado, o preço médio por quilate realizado no leilão mais recente é consideravelmente mais elevado do que teria sido se este lote também tivesse sido vendido.

Adrian Banks, Director Geral de Produto e Vendas da Gemfields, comentou: “O nosso primeiro leilão de rubis em 2022 deu resultados verdadeiramente brilhantes, estabelecendo um novo recorde de receitas para qualquer Leilão da Gemfields, 95,6 milhões de dólares. Quando combinado com os dois leilões de esmeraldas da Kagem até agora este ano, as receitas dos leilões Gemfields no primeiro semestre de 2022 ascendem a 181 milhões de dólares americanos contra o nosso recorde anterior do primeiro semestre, que foi de 93 milhões de dólares, fixado em 2018. Apesar de advertirmos que é pouco provável que as receitas do segundo semestre correspondam ao notável na primeira metade, os resultados dos leilões de hoje sublinham mais uma vez a extensão da mudança de etapa que está a ser experimentada no mercado. Agradecemos e felicitamos as nossas equipas trabalhadoras, os nossos parceiros, os nossos governos anfitriões e, claro, os nossos clientes”.

Resultados anteriores estão disponíveis em www.gemfieldsgroup.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui