Quinta-feira, Maio 9, 2024
spot_img

MRM paga melhor factura e distingue-se como melhor contribuinte em 2022

“O Governo de Cabo Delgado reconheceu a Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM) como o maior contribuinte da província em 2022. Esta distinção segue-se a prémios anteriores, tendo a MRM sido o maior contribuinte de 2014 a 2019, e um dos maiores contribuintes em 2021, após não ter havido nomeação em 2020, em consequência da Covid-19”, lê-se num comunicado da empresa.

O director Corporativo da Montepuez Ruby Mining, Raime Raimundo, destacou a transparência como um dos factores que conduzem à MRM a obter resultados positivos, tanto em receitas, como na sua contribuição para o cenário económico da província de Cabo Delago e do país.

“Consideramos que é nosso dever proporcionar o máximo benefício da mineração de pedras preciosas ao país e aos seus cidadãos. É por isso que trabalhamos de forma transparente para garantir um alto nível de retorno para o país”, afirmou Raime Raimundo.

No comunicado, a mineradora diz que em Julho de 2021, a Gemfields, empresa britânica que possui a maior quota da MRM, lançou o G-Factor para Recursos Naturais, uma medida que promove maior transparência em relação ao nível de riqueza advinda da mineração de recursos naturais compartilhada com os governos dos países anfitriões.

Por isso mesmo, até à data, 23 por cento das receitas da MRM foram devolvidas para Moçambique, em virtude da abordagem da Gemfields e tal garante que o país receba retornos de uma participação justa com a mineração de pedras preciosas coloridas.

O depósito de rubis de Montepuez está localizado na região norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado e é considerado o mais significativo depósito de rubis recentemente descoberto no mundo.

Possui uma área de 34.966 hectares. Para além dos 75 por cento da Gemfields, A MRM é detida em 25 por cento pelo sócio minoritário Mwriti Limitada, por parte de Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Vulcan Minerals pretende explorar cerca de 52 milhões de toneladas de carvão por ano 

A Vulcan Minerals, uma mineradora que actualmente explora carvão...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Ding Sheng Minerals, SA, aposta na contratação de jovens de Gaza

A empresa chinesa Ding Sheng Minerals, SA, que explora...