Monday, March 2, 2026
spot_img

Novas embarcações colocam cabotagem no centro da estratégia económica

Embarcações visam melhorar a logística costeira bem como dinamizar a promoção da integração regional e da economia azul.

Moçambique conta, desde esta sexta-feira, 11, com dois navios destinados ao fortalecimento da cabotagem marítima ao longo da costa moçambicana. As novas embarcações compreendem um navio de carga geral com 120 metros de comprimento e capacidade para transportar até nove mil toneladas de mercadorias e outro de porta-contentores com cerca de 80 metros de comprimento e capacidade para aproximadamente 144 TEUs (o equivalente a 20 pés).

Inauguradas no Porto de Maputo pelo Presidente da República, Daniel Chapo, as duas embarcações visam melhorar a logística costeira bem como dinamizar a promoção da integração regional e da economia azul, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

“Estes navios vão promover maior eficiência no transporte de mercadorias, reduzir os custos de questões logísticas e estimular o investimento de sectores estratégicos”, avançou o estadista moçambicano, após a cerimónia de inauguração.

Segundo Daniel Chapo, com a entrada em funcionamento destas duas unidades flutuantes, os impactos económicos podem ser analisados sob diferentes perspectivas sendo elas: “redução de custos, aumento de competitividade logística nacional, desenvolvimento da indústria portuária e naval, geração de emprego e crescimento regional, atracção de investimento, permitindo a redução da dependência do transporte rodoviário, bem como a sustentabilidade da economia verde”.

Neste sentido, o governante moçambicano assegurou que o Governo vai reduzir os custos do transporte de mercadorias, com vista a atrair mais investimentos e melhorar o ambiente de negócios no país. “Precisamos de acarinhar o sector para cada vez mais investir na aquisição de navios para ancorar a logística nacional de cabotagem marítima, permitindo assim a redução dos custos de transporte de mercadorias”, acrescentou o chefe de Estado moçambicano.

Adicionalmente, o Governo apelou, na ocasião, a necessidade de haver maior diálogo com o empresariado moçambicano com vista a promover cada vez mais o desenvolvimento do transporte logístico.

Noticias Relacionadas

Moçambique abre o Porto de Nacala a investidores

Conselho de Ministros autoriza concessão do Projecto Integrado de...

PR Exige eficiência operacional no Porto da Beira e defende Autoridade de Coordenação

O Presidente da República considera que os constrangimentos do...

CFM vai construir Terminal Logístico de 70 hectares em Dondo para servir o porto da Beira

O Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) liderará o...

Parceria com a Embraer torna-se central na reestruturação da LAM

O co-Presidente de Administração das Linhas Aéreas de Moçambique...