Sexta-feira, Agosto 29, 2025
spot_img

Novo conjunto de talentos são formados e integrados na equipa da Vodacom Mocambique.

A Vodacom Moçambique celebrou a conclusão da turma 2023 do Programa de Graduados, uma iniciativa concebida para oferecer experiência profissional, desenvolver os novos talentos e disponibilizar profissionais competentes ao mercado.

Nesta edição, o programa recebeu cerca de 1.800 candidaturas, das quais 20 foram selecionadas e conduzidas por um processo de aprimoramento Os candidatos possuem formação em áreas como Contabilidade e Auditoria, Economia, Engenharia Electrónica, Ciências da Computação, Informática, Finanças e Gestão de Empresas, entre outras especialidades.

Cerca de 90% do grupo é do sexo feminino. Com duração de 24meses, o Programa de Graduados da Vodacom caracteriza-se por uma formação com o uso de uma metodologia intensiva que expõe os participantes a diferentes áreas de negócio e de gestão da Vodacom Moçambique. Durante o percurso, os jovens passam por diversas unidades da empresa em regime de rotação, adquirindo competências técnicas, habilidades de liderança e uma visão da cultura organizacional, até assumirem assuasfunções definitivas.

Para o CEO da Vodacom Moçambique, Simon Karikari, esta iniciativa constitui um investimento no futuro do país.“ O Programa de Graduados insere-se na nossa estratégia de desenvolvimento do capital humano. Investimos na preparação de jovens porque acreditamos serem os futuros líderes de Moçambique.

A integração destes graduados no quadro de colaboradores representa uma aposta clara na inovação, no conhecimento local e no crescimento da Vodacom e do país.” O compromisso da empresa é igualmente reforçado pela Directora de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique, Kátia Meggy, que destaca a importância dessa iniciativa. “Como Vodacom, acreditamos que o futuro de qualquer organização depende da qualidade das pessoas que a compõem. Por isso, continuaremos a investir em programas estruturados que oferecem oportunidades reais de progressão profissional e impacto social.”

Directora de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique, Kátia Meggy.

Entre os jovens integrados nesta edição, o testemunho de Esperança Chongola, uma das graduadas, ilustra o impacto pessoal e profissional do programa: “Participar no Programa de Graduados transformou a minha visão profissional e pessoal.

Tive acesso a diversas experiências, orientação de profissionais excelentes e contacto directo com projectos que exigiram adaptação, resiliência e inovação. Hoje, sinto-me preparada para contribuir para o desenvolvimento da Vodacom e para inspirar outras jovens.” Com este programa, a Vodacom reafirma o seu compromisso em impulsionar a juventude moçambicana através de mecanismos estruturados que fortalecem competências e ampliam perspectivas de empregabilidade.

Noticias Relacionadas

Quais as implicações se Moçambique não sair da lista cinzenta do GAFI?

Por: Simão Djedje Moçambique está hoje na chamada lista cinzenta...

M-Pesa e Vivo firmam parceria para impulsionar a inovação e a inclusão digital

A Vodafone M-Pesa, serviço de pagamentos móveis da Vodacom...

Técnica Industrial conquista tripla certificação e consolida posição de referência nacional

A Técnica Industrial, empresa automóvel do Grupo JFS, acaba...

Millennium bim celebra seus 30 anos em Moçambique com lançamento de mais uma campanha

O Millennium bim lançou uma nova campanha institucional em...