Friday, December 5, 2025
spot_img

Novo material logístico do Porto de Maputo vai impulsionar operações

Numa cerimónia que contou com a presença dos principais intervenientes do sector logístico regional, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala destacou a importância do desenvolvimento do corredor de Maputo como um ponto regional importante para a África Austral.

“Não são apenas dois guindastes que inauguramos hoje. Através deles, afirmamos o nosso compromisso com o crescimento económico de Moçambique e o reforço da nossa posição como corredor comercial significativo e competitivo na região”, acrescentou o ministro.

Os recém-adquiridos guindastes Liebherr LHM 550, emblemáticos da última geração de máquinas avançadas, possuem uma impressionante capacidade de movimentação de 144 toneladas cada.

Com o novo material, a frota de guindastes móveis dentro do porto sobe para um total cumulativo de seis. A MPDC afirma que esse aumento significativo “abre caminho para capacidades aumentadas no gerenciamento de carga geral e a granel”.

Juntamente com as aquisições de guindastes, a MPDC também fez investimentos substanciais em equipamentos suplementares de movimentação de carga, como basculantes e reboques, totalizando um desembolso de capital total de US$ 25,5 milhões.

A aquisição inicial de guindastes móveis portuários pela MPDC ocorreu em 2015, seguida por um par adicional em 2018. O comunicado de imprensa enfatiza o papel primordial que esses guindastes têm desempenhado na facilitação das operações de movimentação de carga no porto.

Estas gruas vão ser alocadas nos cais 6, 7 e 9, áreas que sofreram uma profunda reabilitação e ampliação em 2022, com lâminas de água que variam entre os 15,2 e os 16 metros.

Noticias Relacionadas

CFM vai construir Terminal Logístico de 70 hectares em Dondo para servir o porto da Beira

O Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) liderará o...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Parceria com a Embraer torna-se central na reestruturação da LAM

O co-Presidente de Administração das Linhas Aéreas de Moçambique...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...