Na notificação enviada ao Congresso norte-americano pela MCC a 16 de Agosto, sublinha-se que aquela província “altamente empobrecida” do centro de Moçambique fica a 1.000 milhas (1.600 quilómetros) do epicentro do conflito em Cabo Delgado, a província do norte afetada nos últimos seis anos por ataques terroristas, e que será a área alvo” deste investimento.
O MCC, uma agência de apoio externo financiada pelo governo dos Estados Unidos e que concede subsídios por um período fixo aos países em desenvolvimento, prevê assinar o acordo para este financiamento a 21 de setembro, na presença do Presidente moçambicano Filipe Nyusi.
O conselho de administração da Millennium Challenge Corporation anunciou este pacto de financiamento, denominado Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique, o segundo desde 2007, em Junho passado, desta vez centrado na melhoria das redes de transportes nas zonas rurais.
O pacto também está focado no incentivo à agricultura comercial através de reformas políticas e fiscais e na melhoria dos meios de subsistência costeiros através de iniciativas de resiliência climática.
O financiamento total para os projectos já identificados pela MCC será de 500 milhões de dólares, com os desembolsos a iniciarem-se no ano fiscal de 2023, a que acresce a contribuição do Governo moçambicano de 37,5 milhões de dólares (35 milhões de euros).
A informação enviada pelo MCC aos membros do Congresso destaca o projeto da nova ponte sobre o rio Licungo e a construção da variante de Mocuba como a principal prioridade para os transportes na Zambézia.
O financiamento do MCC permitirá a construção de “uma nova ponte de grande envergadura e de alto nível”, que substituirá a actual travessia, já com quase 80 anos, desviando o tráfego da cidade de Mocuba para um novo local através de uma variante de 16 quilómetros.
No total, a MCC atribui 310,5 milhões de dólares a projectos de Transportes Rurais e Conectividade (CTR), incluindo a ponte sobre o rio Licungo e a construção da variante de Mocuba, um projecto avaliado em 201 milhões de dólares. Quase 83,5 milhões de dólares destinam-se à construção de estradas rurais e 11 milhões de dólares à manutenção de estradas, entre outros.
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