Moçambique e Argélia, assinaram em Maputo, quatro instrumentos de cooperação nas áreas de desenvolvimento.
Os acordos incluem a exploração de recursos minerais e energia, permitindo intervenção em toda cadeia de valor do petróleo e gás, expansão da rede de distribuição de gás para consumo doméstico, partilha de experiência daquele pais da África do norte com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).
O ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale, que testemunhou o acto, disse que a assinatura do acordo entre ENH e a sua congénere argelina SONATRACH vai facilitar o desenvolvimento dos dois países.
“Na área de recursos minerais vai permitir a exploração e ganhos de experiências da ENH sobre actuação, intervenção em toda cadeia de valor do petróleo e gás”, disse.

Moçambique quer expandir a rede de distribuição de gás natural para consumo doméstico e desenvolvimento dos projectos industriais a base de gás natural.
Estêvão Pale, referiu que a ENH vai obter da SONATRACH experiências na esquisa, produção de Hidrocarbonetos, prestação de serviços em toda cadeia de valor no sector petrolífero, tais como áreas sísmica, reparação, perfuração tendo em conta a experiência Argelina.
Relativamente a Electricidade de Moçambique (EDM), o memorando assinado com a SONELGAZ vai promover e facilitar a cooperação nas áreas de produção de energia eléctrica, desenvolvimento de competências básicas, construção, modernização de centrais de geração de energia e estabelecimento de parque industrial para produção de materiais e equipamentos eléctricos.
Pale explicou que na área da saúde, o memorando entre a empresa argelina SAIDAL e Autoridade Reguladora de Medicamentos de Moçambique, visa efectuar a transferência da tecnologia, cooperação técnica e formação de quadros.
“Entre a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a CREA, esperamos mais troca de informações sobre oportunidades de negócio e de investimento existente nos dois países, aconselhamento, assistência aos membros da CREA e CTA “, disse.
Já, o ministro da Energia e Energia Renováveis da Argélia, Adjal Mourad, enalteceu o Presidente da República, Daniel Chapo, que junto do seu homólogo argelino impulsionaram esta cooperação.
“Hoje é o culminar de dois dias de trabalho, tivemos que assinar quatro memorandos importantes, o primeiro tem a ver com hidrocarbonetos e energia, produção, exploração, gás, transporte, fabrico de equipamentos eléctricos e gás, indústria farmacêutica e formação na área de hidrocarbonetos.
Participaram no evento o Ministro moçambicano da Saúde, Presidentes dos Conselhos de Administração da EDM, ENH, SONATRACH, CREA, SAIDAL, SONELGAZ e o vice presidente da CTA e outros quadros.