google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

ONU oferece apoio as vitimas do Ciclone Freddy em Moçambique

O anúncio foi feito pelo porta-voz do secretário-geral da ONU nesta quinta-feira, 16 de Março, em Nova Iorque, na sua conferência de imprensa diária.

Citado pelo Voz de América (VOA), Stephane Dujarric acrescentou que, além dessa ajuda, os “nossos parceiros continuam a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades para ajudar cerca de 49 mil deslocados que procuram segurança em quase 140 centros de acomodação”.

Ainda segundo Dujarric, no Maláui, que contabiliza quase 300 mortos até agora, a coordenadora residente da ONU, Rebecca Adda-Dontoh, está a visitar as zonas afectadas pelas cheias e apelou à comunidade internacional para aumentar a sua solidariedade para com as pessoas afectadas pelo ciclone.

O Programa Alimentar Mundial disponibilizou mais capacidade adicional de busca e resgate, que chegou já a 200 pessoas.

“As operações, no entanto, foram prejudicadas pelo clima difícil. Estamos a enfrentar também alguns desafios para procedermos à entrega de suprimentos”, afirmou o porta-voz do secretário-geral da ONU.

Com mais de 88 mil pessoas deslocadas pelas enchentes em 165 locais temporários, no Maláui, Stephane Dujarric concluiu que a ONU está a “trabalhar para aumentar a assistência e acesso às áreas, fornecendo alimentos, tendas, cobertores, água, saneamento e suprimentos de higiene”.

O Freddy passou duas vezes por Moçambique e, no total, nas províncias da Zambézia, Nampula, Tete e Niassa, 253 mil pessoas foram afectadas, das quais 150 mil na Zambézia, onde a tempestade deixou 53 mortos, segundo a mais recente actualização das autoridades.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...