Wednesday, December 3, 2025
spot_img

País procura acelerar processamento dos recursos minerais

O objectivo da transformação é adicionar valor aos produtos, gerar benefícios aos cidadãos, através da criação de empregos e, simultaneamente, promover a industrialização.

A informação foi avançada, ontem, em Lichinga, na província do Niassa, pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, na abertura do VIII Conselho Coordenador do sector.

Na sua intervenção, o governante disse, também, que o MIREME tenciona acelerar o acesso à electricidade e exploração dos recursos naturais, de forma a responder  às exigências do desenvolvimento.

O processamento local dos minérios tem sido mote de discussões acessas em conferências e encontros que têm juntado o Governo, investidores e sociedade civil. O entendimento comúm entre as partes é que o país sairia a ganhar se as pedras e os metais preciosos explorados no país fossem transformados internamente.

Para além da possibilidade de aumentar as receitas e, consequentemente, contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a indústria transformadora geraria mais postos de trabalhos e tirar os jovens do desemprego que assola a grande maioria.

Um outro aspecto prende-se com a aquisição de materiais usados na indútria extractiva, que, geralmente, os adquire fora do país, facto que torna o custo de compra mais alto, dada as imposições cambiais, Imposto de Valor Acrescentado (IVA), entre outras taxas aplicadas no mercado de importação.

 

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...

Vodacom lança campanha “chegou o VerOn” com prémios fantásticos para aquecer o verão

A Vodacom Moçambique lançou a campanha de Verão “Chegou...