Terça-feira, Abril 23, 2024
spot_img

Parceiros da Área 4 e governo inauguram o Centro de Desenvolvimento Empresarial MozUP

A ExxonMobil Moçambique, Limitada, em nome da Rovuma Venture Moçambique e dos parceiros da Área 4, inaugurou hoje o escritório de Maputo do Centro de Desenvolvimento Empresarial MozUp (MozUp EDC) em colaboração com o governo de Moçambique e o sector privado.

O Centro de Desenvolvimento Empresarial MozUP (EDC) apoia o desenvolvimento de empresas moçambicanas, para se qualificarem e competirem em sectores chave do crescimento económico moçambicano, incluindo o sector energético. Os serviços incluem avaliações empresariais, serviços de consultoria e assessoria, requisitos de certificação de qualidade e segurança e informação sobre o acesso ao capital.

“O próximo crescimento e desenvolvimento em Moçambique exigirá uma robusta cadeia de fornecimento local”, disse Liam Mallon, Presidente da ExxonMobil Upstream Oil and Gas Company. “Através da MozUP, estamos a investir no desenvolvimento das capacidades dos fornecedores locais e a ajudá-los a maximizar os benefícios gerados pelos projectos de GNL e outros sectores industriais para além do petróleo e gás”.

As empresas moçambicanas receberão feedback personalizado para destacar os pontos fortes, identificar áreas de oportunidade e fornecer recomendações práticas para o desenvolvimento da capacidade global. A MozUP EDC acolhe seminários e sessões de formação empresarial sobre procedimentos de aquisição de projectos e empreiteiros.

A MozUP EDC inclui acesso e formação sobre o Portal de Registo de Fornecedores da Área 4 na Internet (português e inglês) que permite aos fornecedores auto-registrarem-se e fornecerem uma indicação da sua respectiva especialização de bens, serviços e capacidades. O portal foi lançado em Novembro de 2018 e conta actualmente com mais de 2.046 fornecedores registados, dos quais 77 por cento são entidades moçambicanas registadas.

Desde Outubro de 2021, foram realizados 72 seminários na MozUP EDC abrangendo introdução ao GNL; segurança; segurança; saúde; ambiente; processos/requisitos de aprovisionamento; literacia jurídica para PMEs; acesso a produtos e serviços financeiros; princípios de ética empresarial e anti-corrupção; bem como cursos de oito semanas de gestão financeira, recursos humanos e conformidade. Até à data, foram formados 1.909 participantes representando 1.345 empresas. Os seminários e cursos estão actualmente a ser ministrados através de uma mistura de webinars presenciais e ao vivo devido às restrições da COVID-19.

“Garantir a participação activa das empresas locais nas oportunidades de negócio é uma prioridade do governo”, disse o Ministro Ernesto Max Tonela, do Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

A MozUP EDC é operada pela Empresa Moçambicana para a Sustentabilidade, Limitada (MES), uma joint venture entre a DAI – uma empresa global de desenvolvimento social e económico – e a sócia moçambicana implementadora, Taciana Peão Lopes & Advogados Associados.

“Estamos entusiasmados por trabalhar num projecto tão importante com os parceiros da Área 4 e o governo de Moçambique”, disse Barbara Habib, directora-geral do MES. “Estamos ansiosos por desenvolver pequenas e médias empresas, aproveitando o seu espírito empreendedor para apoiar o desenvolvimento económico moçambicano”.

Os parceiros da Área 4 investiram 3,0 milhões de dólares para estabelecer e operar a MozUP EDC durante os dois primeiros anos. Outras instituições e operadores locais e internacionais intersectoriais são encorajados a subscrever a CDE MozUp para criar uma plataforma sustentável e multi-stakeholder que possa apoiar outros projectos e indústrias no futuro.

Sobre a Área 4

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint-venture incorporada propriedade da ExxonMobil, Eni e CNPC, que detém uma participação de 70% no contrato de concessão de exploração e produção da Área 4. Além da MRV, Galp, KOGAS e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. detêm cada uma uma uma participação de 10 por cento na Área 4. A ExxonMobil está a liderar a construção e operação da liquefacção de gás natural e instalações relacionadas em nome da MRV, e a Eni está a liderar a construção e operação de instalações a montante.

Sobre a MozUP

Financiado pelos parceiros da Área 4 e implementado pela Empresa Moçambicana para a Sustentabilidade (MES, uma empresa moçambicana), MozUP é um Centro de Desenvolvimento Empresarial que serve como plataforma de apoio ao crescimento e desenvolvimento das empresas moçambicanas em todos os sectores, incluindo o sector energético. O objectivo da MozUp é desenvolver a capacidade das PMEs locais para se tornarem competitivas e capazes de fornecer serviços na indústria do GNL e outros sectores em crescimento no país. A MozUp oferece vários serviços às PMEs, incluindo avaliações empresariais, formação, coaching, mentoria em conformidade com os requisitos de Saúde e Segurança Ocupacional, certificação, criação de oportunidades de ligação empresarial, e fornecimento de informação sobre o acesso ao financiamento. Para saber mais sobre a MozUp, visite www.mozup.org, e para participar em actividades, registe-se no Portal de Registo de Fornecedores da Rovuma LNG (https://mz.rovumalngsrp.com/).

Entrevistas Relacionadas

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Galp investiu 25 milhões de dólares no gás de cozinha em Moçambique

A Galp investiu nos últimos três anos cerca de...