Tuesday, January 27, 2026
spot_img

Parlamento europeu aprecia reformas económicas do país

O parlamentar europeu entende que as reformas em curso, no país, vão permitir que se melhore a qualidade de vida dos moçambicanos.

Segundo José Manuel Fernandes, para além de apoios para fazer face a crise humanitária e as calamidades naturais, a União Europeia poderá contribuir com 430 milhões de euros para o Orçamento do Estado em 2024.

A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, enalteceu a contribuição da União Europeia (UE) nos esforços da paz e estabilidade duradouras no país, bem como a concretização de vários projectos de desenvolvimento de Moçambique.

Bias manifestou o desejo de ver cada vez mais reforçadas as relações de cooperação parlamentar entre Moçambique e a comunidade europeia. Como fruto desta cooperação parlamentar, a Comissão do Plano e Orçamento (CPO) da Assembleia da República vai, brevemente, efectuar uma visita de trabalho ao Parlamento Europeu.

A visita da Comissão de Orçamento do Parlamento Europeu enquadra-se no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais e tem como objectivo fazer o acompanhamento, no terreno, dos aspectos da assistência financeira da União Europeia à República de Moçambique.

À margem da visita dos deputados europeus, as Comissões dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (1ª Comissão), dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social (3ª Comissão), da Administração Pública e Poder Local (4ª) e da Agricultura, Economia e Ambiente (5ª Comissão) iniciaram a apreciação das matérias constantes da agenda de trabalhos da V Sessão Extraordinária da Assembleia da República.

 

 

Noticias Relacionadas

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...

Inflação média deverá subir de 4,8% em 2026 para 8,4% em 2027, prevê Oxford Economics

A inflação em Moçambique deverá abandonar a trajectória de...

Oportunidades para estar atento em Angola e Moçambique

Angola e Moçambique continuam a afirmar-se como os principais...

Fundo Soberano cresce em 6% para mais de USD 116 milhões

O Fundo Soberano de Moçambique registou um crescimento significativo...