Quinta-feira, Julho 17, 2025
spot_img

Parque Nacional de Maputo recebeu mais de 20 mil turistas em 2023

O Parque Nacional de Maputo, registou em 2023 um recorde de visitantes, recebendo mais de 20 mil turistas. Este aumento contribuiu significativamente para o crescimento e recuperação dos investimentos na área.

Segundo Miguel Gonçalves, administrador do parque, o número de turistas tem aumentado anualmente entre 10% e 15%, sendo que o ano passado foi o melhor de todos. “Estamos a chegar aos níveis em que estávamos antes da covid-19. Na componente de actividades marinhas, estamos ainda a recuperar – 2023 foi o melhor ano em termos de número de mergulhadores”, explicou.

Actualmente, está em curso um grande investimento no parque, com melhorias na comunicação, sinalização e serviços de hospedagem, visando a proteção dos animais e a melhoria da experiência turística. “No interior do parque já funcionam acampamentos com boas condições, inclusive com água quente, água corrente e energia, além de três ‘lodges’ para alojamento turístico, dois dos quais de cinco estrelas”, destacou Gonçalves.

O Parque Nacional de Maputo é uma área protegida que junta a Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro. Com uma área de 1718 quilómetros quadrados, o parque conta com diversas paisagens e ecossistemas, incluindo florestas, dunares, pradarias, mangais, recifes de coral, praias, rios e lagoas.

Actualmente, o parque emprega 121 pessoas a tempo inteiro, com previsão de ultrapassar os 200 colaboradores. As melhorias e investimentos realizados visam não só atrair mais turistas, mas também garantir a conservação e preservação deste importante património natural de Moçambique.

Noticias Relacionadas

Investidores sul-africanos projectam construir três hotéis no país

O grupo turístico sul-africano Singita, que opera 19 empreendimentos...

Quase 210 empreendimentos ligados ao turismo abriram em 2024

De acordo com dados da execução orçamental de Janeiro...

Plataformas digitais passam a pagar impostos

Plataformas digitais internacionais de serviços turísticos poderão ser obrigadas...

Mais de 13 000 reservas turísticas canceladas no Sul devido aos protestos

Mais de 13.000 reservas turísticas canceladas na província de...