O Parque Nacional de Maputo, registou em 2023 um recorde de visitantes, recebendo mais de 20 mil turistas. Este aumento contribuiu significativamente para o crescimento e recuperação dos investimentos na área.
Segundo Miguel Gonçalves, administrador do parque, o número de turistas tem aumentado anualmente entre 10% e 15%, sendo que o ano passado foi o melhor de todos. “Estamos a chegar aos níveis em que estávamos antes da covid-19. Na componente de actividades marinhas, estamos ainda a recuperar – 2023 foi o melhor ano em termos de número de mergulhadores”, explicou.
Actualmente, está em curso um grande investimento no parque, com melhorias na comunicação, sinalização e serviços de hospedagem, visando a proteção dos animais e a melhoria da experiência turística. “No interior do parque já funcionam acampamentos com boas condições, inclusive com água quente, água corrente e energia, além de três ‘lodges’ para alojamento turístico, dois dos quais de cinco estrelas”, destacou Gonçalves.
O Parque Nacional de Maputo é uma área protegida que junta a Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro. Com uma área de 1718 quilómetros quadrados, o parque conta com diversas paisagens e ecossistemas, incluindo florestas, dunares, pradarias, mangais, recifes de coral, praias, rios e lagoas.
Actualmente, o parque emprega 121 pessoas a tempo inteiro, com previsão de ultrapassar os 200 colaboradores. As melhorias e investimentos realizados visam não só atrair mais turistas, mas também garantir a conservação e preservação deste importante património natural de Moçambique.