Monday, October 13, 2025
spot_img

Parque Nacional Kruger opõe-se a ligação fronteiriça com Moçambique

A direcção do Parque Nacional Kruger, a maior reserva de vida selvagem da África do Sul, juntamente com empresas locais, expressaram oposição aos planos para a criação de uma nova passagem fronteiriça operada exclusivamente por camiões, visando acelerar as exportações minerais para os portos de Moçambique.

O projecto, proposto pela Logistics Co., subsidiária da African Infrastructure Investment Managers da Old Mutual Ltd., pretende abrir uma nova rota em Komatipoort com destino a Maputo, situada no limite sudeste do Parque Nacional Kruger.

As preocupações centram-se nos potenciais impactos negativos ao meio ambiente, biodiversidade e na área protegida do Parque Nacional Kruger, conforme destacado por Isaac Phaahla, porta-voz da reserva.

Embora o novo posto fronteiriço proposto pudesse aliviar a pressão sobre a passagem existente, evitando congestionamentos causados por camiões transportando minérios, como ferro, crómio e carvão, as preocupações ambientais e de conservação permanecem.

A Logistics Co. planeia mitigar os impactos negativos, incluindo a criação de uma área de estacionamento com instalações de imigração e alfândegas nos arredores de Komatipoort. No entanto, a oposição persiste.

Noticias Relacionadas

Álvaro Massingue defende parcerias estratégicas e transformadoras na 41ª assembleia da CIT em Cartagena

O Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique...

LAM “já liquidou” a dívida com a IATA, e procura evitar novos bloqueios

Novos ventos parecem estar a roçar as asas das...

IGEPE Assume gestão de nova empresa criada para reestruturar dívida da LAM

O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE)...

Grindrod ainda à procura de sucessor para o CEO após anúncio de saída de Xolani Mbambo

A Grindrod, grupo de portos e logística cotado na...