Com uma carreira consolidada de mais de 30 anos, Paulo Varela é um executivo sénior com vasta experiência internacional em cargos de liderança nos sectores de petróleo e gás, infra-estruturas, indústria e telecomunicações. Desde 2015, desempenha as funções de Director-Geral da Galp Moçambique, país onde actualmente reside.
Licenciado em Direito, com especialização em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade de Coimbra, possui formação complementar em Gestão Estratégica e Criação de Valor pela School of Business and Economics da Universidade Católica Portuguesa, assim como no Programa de Alta Direcção de Empresas (PADE) da AESE, em Lisboa. Detém ainda diversas pós-graduações em Marketing, Gestão e Direcção de Empresas.
Ao longo do seu percurso profissional, destacou-se pela liderança de processos de expansão e consolidação de operações empresariais em várias geografias, com particular incidência em África, Europa e Médio Oriente. Durante mais de duas décadas, exerceu funções de gestão no Grupo Visabeira SGPS SA, atuando em sectores como telecomunicações, energia, construção, imobiliário e turismo, em países como Moçambique, Angola, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França e Alemanha. Entre 2009 e 2014, foi Presidente do Conselho de Administração da histórica Vista Alegre Atlantis S.A.
No âmbito associativo, desempenhou funções de Presidente da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA) entre 2014 e 2017 e é, desde maio de 2024, membro do Conselho da Diáspora Portuguesa. Actualmente, exerce o cargo de Presidente da Assembleia Geral da CCIPA e de Vice-Presidente do Conselho Geral da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique.

Ao longo da sua trajectória, integrou também órgãos de administração de prestigiadas instituições e empresas, como Portugal Telecom, Banco Único (Moçambique), PCI – Parque de Ciência e Inovação de Aveiro, Gevisar SA, entre outras.
Reconhecido pela capacidade de liderança estratégica e pela promoção de iniciativas de desenvolvimento económico e empresarial, Paulo Varela tem contribuído de forma activa para o fortalecimento das relações institucionais e para o crescimento do sector privado, em particular no espaço lusófono.