Pedro Frederico Cossa, de 41 anos, foi recentemente nomeado Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) durante a Assembleia-Geral realizada em 12 de março de 2025, na cidade de Maputo. Com uma carreira iniciada na BVM em 2009, Cossa ocupou diversos cargos de liderança, incluindo o de Director-Adjunto de Operações. Em julho de 2024, assumiu o cargo de Administrador Financeiro da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento da Cidade de Maputo. Ademais, desde 2016, exerce a função de docente universitário e preside a Associação Moçambicana de Economistas (AMECON), contribuindo significativamente para o desenvolvimento do sector económico em Moçambique.
Especialista em Economia de Desenvolvimento, Cossa possui mestrado na área pela Universidade Eduardo Mondlane e é licenciado em Gestão e Finanças pelo Instituto Superior de Transportes e Comunicações. Seu compromisso com a educação contínua é evidenciado por certificações adicionais em Literacia Financeira pela Universidade de Pretória, Mercados Financeiros pelo Instituto de Formação Bancária de Portugal e o First Certificate in English pela Universidade de Cambridge.
Entre 2015 e 2020, Cossa serviu como deputado na Assembleia da República de Moçambique, integrando a Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública. Foi também Secretário-Geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e desempenhou funções de administrador financeiro e de recursos humanos na Empresa Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento (EMME).
Com uma sólida trajectória em economia, mercados financeiros e políticas públicas, Cossa tem se dedicado à formação de profissionais, lecionando disciplinas como Sistemas e Mercados Financeiros e Gestão Empresarial. Sua abordagem analítica e estratégica, aliada à experiência prática em governança, permite-lhe agregar valor a iniciativas que promovam a inovação e o progresso do sector económico moçambicano.
Além de sua actuação no sector económico, Cossa demonstra uma forte paixão pela promoção de um ambiente sustentável por meio da mobilidade suave. Acredita que a adoção de soluções de transporte sustentáveis, como bicicletas elétricas, pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida, na redução do impacto ambiental e na construção de cidades mais inclusivas e eficientes.