A construção do porto, na sua primeira fase, foi interompida devido a intesificação dos ataques dos terroristas que assolam algumas zonas da pronvíncia. Entretanto, motivada pela possibilidade de retoma das actividades no alto mar (offshore), a multinacional está a acelerar o projecto de modo a dar resposta à demanda das necessidades industriais do projecto onshore.
De cordo com o director da área de desenvolvimento para os projectos da Renco Group em Moçambique, Mário d`Antoni, enquanto não se reactivam as actividades no acampamento da Total em Afungi, que se localiza no distrito de Palma, preparam-se soluções alternativas para dar resposta às actividades do projecto Coral Sul que está estabelecido no alto-mar.
“As actividades “offshore” precisarão de apoio em manutenções mecânicas e outras necessidades industriais e logística, então pensamos que o nosso porto teria mais valor oferecendo outros tipos de serviços auxiliares”, disse.
Por isso, o complexo industrial, que integra uma área de serviços técnicos e logística industrial como armazéns, oficinas e escritórios, está a ser concebido para dar suporte ao acampamento de Afungi, funcionando como ponto estratégico de logística na provisão de bens e serviços através da baía de Pemba.
Até ao momento, nos projectos do porto e o complexo industrial de Pemba foram investidos 90 milhões de dólares, sendo que a conclusão das obras está prevista para Março do próximo ano e o início da sua operacionalização em Abril. Este porto terá capacidade para receber navios de até 2 mil toneladas.