A cotação do petróleo está a subir, depois de um relatório do American Petroleum Institute (API) apontar para uma queda nos stocks de gasolina e gasóleo nos EUA, noticiou o jornal de Negócios.
Nesta altura, o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, está a avançar 0,7% para 89,79 USD, depois de perder cerca de 3,2% nas últimas duas sessões. Já o Brent do Mar do Norte, a referência para o mercado nacional, está a avançar 0,54% para 90,29 USD.
Os dados do do API apontam para uma queda de dois milhões de barris na última semana de Janeiro, de acordo com duas fontes contactadas pela Bloomberg.
O conselheiro económico da Casa Branca, Jared Bernstein, disse em entrevista à CNN que ainda é possível libertar mais reservas de petróleo. “É uma opção que pode ser colocada na mesa se for necessário”, assegurou.
A cotação do “ouro negro” arrancou 2022 em compasso de corrida renovando máximos de 2014, motivada sobretudo pelos conflitos entre a Ucrânia e a Rússia, esta última membro da OPEP+.
Esta terça-feira, a agência Reuters adianta ainda que 18 das 23 refinarias de petróleo da Índia, o terceiro maior importador de petróleo do mundo, estão a comprar mais petróleo, disparando a capacidade anual de produção.