Sábado, Dezembro 14, 2024
spot_img

Petrolífera Pertamina assina acordos com Moçambique

Com efeito, a Pertamina rubricou um memorando de entendimento com a Buzi Hydrocarbons (BHPL) para explorar o potencial do sector do petróleo e do gás a montante e a jusante das centrais eléctricas alimentadas a gás.

“Esperamos que todas as cooperações possam trazer benefícios para todas as partes, especialmente para a Pertamina e para a Indonésia, porque temos o espírito de ‘trazer os barris para casa’, o que significa que a expansão da Pertamina no exterior deve trazer benefícios para o povo da Indonésia”, referiu a responsável.

Segundo o site, a directora da empresa, Nicke Widyawati, referiu, durante a visita, que a sua equipa apresentou várias iniciativas de cooperação no sector energético, tendo conseguido obter quatro compromissos com quatro países africanos.

Antes da visita a Moçambique, a empresa tinha assinado um memorando de entendimento com a África do Sul e República, na perspectiva de optimização de gasodutos, centrais eléctricas a gás e instalações de exportação de electricidade na África do Sul.

A responsável explicou que no Quénia foram assinados dois acordos de cooperação com a Africa Geothermal International (AGIL) e a National Oil Corporation of Kenya (NOCK) pelas filiais da Pertamina, a Pertamina Geothermal Energy Tbk (PGEO), a Pertamina Upstream Subholding e a Pertamina Internasional Eksplorasi Dan Produk (PIEP).

Na Tanzânia, a Pertamina assinou um memorando de entendimento com a Tanzania Petroleum Development Company (TPDC) no domínio da exploração e produção de petróleo e gás a montante e a jusante na região. A assinatura teve lugar na presença dos dois chefes de Estado, o Presidente Jokowi Widodo e o Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu.

“A Pertamina abre oportunidades de cooperação e África tem o negócio certo de que a Pertamina precisa. Temos a experiência, a competência e a capacidade para o fazer”, afirmou Nicke Widyawati numa declaração escrita.

Durante a visita em Moçambique e noutros países, Jokowi solicitou igualmente à Pertamina que participasse na gestão do bloco de gás da Baía de Mnazi e na transformação do gás natural em produtos químicos e fertilizantes.

Em algumas das colaborações existentes, a Pertamina envolveu outras subsidiárias no desenvolvimento de projectos, como os fornecedores de serviços de petróleo e gás, a Pertamina Drilling Service e Elnusa Tbk, e a Pertamina New Renewable Energy (Pertamina NRE).

 

 

Noticias Relacionadas

Aprovada a moeda comemorativa do 45.º aniversário do Metical

O Governo aprovou, esta terça-feira (10), o Decreto que...

Produção de energia solar cresceu 28.9%

A produção de eletricidade através de parques solares em...

Moçambique na rota da transição energética: O Papel do gás natural e das energias renováveis

Moçambique está a emergir como um actor-chave no cenário...

Gás Veicular: Aposta sustentável com conversões a preços reduzidos

A AutoGás, pioneira na distribuição e comercialização de gás...