Wednesday, October 22, 2025
spot_img

Porto de Maputo: Terminais de granéis secos incrementam capacidade

Os Terminais de Granéis Secos de Maputo e Matola, Grindrod Mozambique, Lda. (GML) e o Terminal de Carvão da Matola (TCM), subconcessões da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), estão a ponderar a expansão das suas áreas de ocupação para responder à crescente procura por capacidade de exportação.

Numa nota de imprensa, a companhia MPDC faz saber que a demanda global pelo carvão, que atingiu o seu pico em meados de 2021, está ainda a registar novos máximos devido ao aumento dos preços do mercado global do carvão.

Para responder a esta demanda, a capacidade de manuseamento da GML será aumentada de 1.5 milhão de tonelada por ano para 4.5 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, um aumento de 200%.

Noticias Relacionadas

COCA-COLA HBC adquire 75% da CCBA POR 2,6 mil milhões de dólares

Negócio cria o segundo maior engarrafador da Coca-Cola no...

INE: Economia regista sinais de estabilização, apesar da desaceleração do PIB | Profile

A economia moçambicana apresenta sinais de estabilização no primeiro...

Vale condenada a pagar 20,7 milhões dólares a Moçambique | Profile

O Tribunal Fiscal da Cidade de Maputo ordenou que...

XXIX Conferência Lusófona sobre seguros

A gestão de riscos associados às mudanças climáticas e...