Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Possível redução dos preços de combustíveis divide opiniões

Segundo escreve “O País”, à data dos factos, Max Tonela disse: “Projectamos que, pelo menos em Outubro, eventualmente em Novembro, possamos ter redução dos preços de combustíveis líquidos em Moçambique”.

Neste contexto, as gasolineiras travaram o entusiasmo que se possa ter criado, ao dizer que não há condições para que os preços baixem. Aliás, lembraram que estão a vender os combustíveis a um preço abaixo do aceitável.

Também veio a público o economista Tomaz Salomão a apelar ao bom senso entre as partes. Não se sabe se o bom senso terá prevalecido; o certo é que o último pronunciamento veio de Carla Louveira, vice-ministra da Economia e Finanças.

“Essa fixação de preços segue o regulamento existente, que é o decreto 89. Portanto, é nesse contexto que nós vamos fazendo análise da apreciação da evolução dos preços internacionais dos combustíveis e ver quais são as margens que existem para a alteração do preço a nível nacional”, disse a vice-ministra.

A dívida do Governo com as gasolineiras é um dos elementos a equacionar para essa manutenção dos preços.

“É um aspecto que estamos a debater em conjunto com as gasolineiras, e entendemos que está a ser equacionada nesta possibilidade de manutenção de preços”, acrescentou a governante.

Esta manutenção é, na verdade, um caminho que já tinha sido apontado por Tonela há meses, caso o Executivo não tivesse dinheiro para compensar as gasolineiras.

Noticias Relacionadas

Nigéria vs Moçambique: Quem liderará o futuro do gás em África?

África detém mais de 500 biliões de pés cúbicos...

Coral Norte garante retorno de 3,2 vezes o investimento, superando Mozambique LNG

Os projectos Coral North FLNG (Área 4, offshore), liderado...

Relançado hoje projecto Mozambique LNG

O Presidente da República, DANIEL FRANCISCO CHAPO, dirige esta...

TotalEnergies prepara nova liderança para a fase de retoma em Maputo

TotalEnergies promove mudanças na liderança em Maputo para avançar...