Wednesday, October 29, 2025
spot_img

PR considera que o país tem condições para ser “força económica” em África e no mundo

“Devemos competir, através da busca constante de níveis mais elevados na criação de valor (na produção), trazendo qualidade e vendendo bem a marca Moçambique, como uma força económica na região e no mundo”, afirmou.

O chefe de Estado falava durante o discurso de abertura da 57.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que arrancou ontem, 29, no distrito de Marracuene, província de Maputo.

Segundo Filipe Nyusi, a disponibilidade de terra arável, bacias hidrográficas, acesso ao mar, condições climatéricas para o turismo, recursos minerais e hidrocarbonetos colocam o país africano numa posição privilegiada para alcançar “a autonomia alimentar e soberania industrial”.

Nessa perspetiva, Nyusi enfatizou que a economia de Moçambique tem vindo a mostrar sinais de recuperação em relação ao abrandamento provocado pela pandemia de Covid-19, nos últimos dois anos.

“A nossa economia evidencia uma tendência de retoma sustentada iniciada no período pós-abrandamento da pandemia covid-19, tendo acelerado para 4,14% no primeiro trimestre do ano em curso, acima da média anual prevista”, destacou.

 

Noticias Relacionadas

Festival MTN Bushfire 2026 abre inscrições para artistas africanos

O conceituado Festival Internacional de Música e Artes MTN...

COCA-COLA HBC adquire 75% da CCBA POR 2,6 mil milhões de dólares

Negócio cria o segundo maior engarrafador da Coca-Cola no...

INE: Economia regista sinais de estabilização, apesar da desaceleração do PIB | Profile

A economia moçambicana apresenta sinais de estabilização no primeiro...

Vale condenada a pagar 20,7 milhões dólares a Moçambique | Profile

O Tribunal Fiscal da Cidade de Maputo ordenou que...