Wednesday, December 3, 2025
spot_img

PR Desafia Empresários Nigerianos a Investirem no Sector de Petróleo e Gás Moçambicano

PR Desafia Empresários Nigerianos a Investirem no Sector de Petróleo e Gás Moçambicano

Presidente da República, Filipe Nyusi, encorajou esta quarta-feira, 15 de Novembro, os empresários nigerianos a investirem mais em Moçambique, sobretudo no sector de petróleo e gás, servindo-se da sua experiência na exploração destes recursos.

O desejo foi manifestado em Maputo, durante um encontro de despedida que o chefe de Estado manteve com o alto-comissário cessante da República Federativa da Nigéria, Yamah Mohammed Mussa.

Falando à Imprensa depois da audiência concedida por Nyusi, o diplomata nigeriano afirmou que, “durante as conversações, foram abordadas questões relacionadas com as relações bilaterais e ganhos mútuos alcançados nos últimos anos”.

Citado pelo jornal notícias, Mussa destacou como uma das grandes realizações a organização do Fórum de Investimento Moçambique-Nigéria, que decorreu em Maputo, em Outubro do ano passado, um evento que serviu para alargar a cooperação económica entre os dois países.

Através do Fórum, empresários de Moçambique e da Nigéria firmaram parcerias de negócio em áreas como o turismo, agro-negócio, recursos minerais e energia.

Segundo o alto-comissário cessante da Nigéria, o aumento do investimento do seu país em Moçambique evidencia a excelência das relações entre ambas as nações.

O diplomata considerou ser imperioso alargar a cooperação para outros sectores que possam servir de elementos catalisadores para um desenvolvimento mútuo.

O investimento nigeriano em Moçambique, entre 2016 e 2021, situou-se acima de 44 milhões de dólares, direccionado a diferentes áreas de actividade económica, com destaque para o sector bancário.

Noticias Relacionadas

Sasol produz o primeiro Gás de Cozinha em Moçambique

A Sasol realizou, na terça-feira, 4 de Novembro de...

Moçambique assina dois acordos de 50 milhões com a ExxonMobil

Moçambique e a ExxonMobil assinaram dois contratos estratégicos para...

TotalEnergies propõe extensão de 10 anos da concessão em Cabo Delgado para compensar prejuízos de US$ 4,5 mil milhões

A TotalEnergies propôs ao Governo moçambicano a extensão por 10 anos da...

Área 1: TotalEnergies anuncia retoma do projecto de gás natural do Rovuma

A multinacional francesa TotalEnergies anunciou o levantamento da cláusula...