Monday, February 16, 2026
spot_img

PR inaugura fábrica de extração e refinação de óleo alimentar em Niassa

A fábrica tem uma capacidade de extracção de óleo bruto de 7 500 toneladas por ano e de refinação de 3 000 toneladas por ano, sendo a primeira indústria desta dimensão naquela província.

O investimento global – fomento e instalação da fábrica – foi de cerca de 300 milhões de meticais, tendo beneficiado de um financiamento de 123 milhões de meticais do Programa SUSTENTA para garantia da matéria-prima, através do fomento a producao de 40,000 famílias, e do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (do Banco Mundial) no valor de cerca de 92 milhões de meticais.

A importância estratégica do modelo adoptado pelo SUSTENTA nesta fábrica decorre da integraçao de 40 000 produtores de algodão e soja, para fornecerem a matéria-prima (oleaginosas), de onde será extraído e refinado óleo alimentar verdadeiramente “Made in Mozambique”.

A nível global o preço do óleo alimentar sofreu um aumentode cerca de 100%, e tem sido um dos produtos de maior pressão na balança comercial agrícola, onde Moçambique importa anualmente cerca de 400 milhões de dólares americanos, representando cerca de 30% do peso de importação de produtos agrícolas.

Para a Campanha 2021-2022, os dados apontam para um crescimento de 14% nas oleaginosas, impulsionado pelo gergelim com 25% e pela soja com 5%.

Noticias Relacionadas

Mozal poderá encerrar em Março, enquanto decorrem esforços de última hora

A multinacional australiana South32 não antevê margem para reverter...

Exportações industriais atingem 5,47 mil milhões USD, mas dependência de bens de capital persiste

Em 2024, Moçambique exportou 5,47 mil milhões USD em...

AIMO acolhe em Maputo 3.ª Competição Continental Africana de Soldadura

A Associação Industrial de Moçambique (AIMO) anunciou a realização...

Inaugurada a 1ª fábrica de gás de cozinha do País

Moçambique deu, esta semana, um passo decisivo na transformação...