O Governo, através da Arene (Autoridade Reguladora de Energia), deverá agravar esta semana os preços dos combustíveis e seus derivados, por causa de um “choque externo”. A gasolina passará para os 93, 00 Mts e o gasóleo vai subir para 96, 00 Mts.

De acordo com a Carta, os preços ainda não são do agrado das gasolineiras, que na semana passada, elas propuseram ao Governo os seguintes ajustamentos: uma subida dos actuais 79, 00 para 103 Mts no gasóleo e dos actuais 83, 00 para 98, 00 Mts na gasolina, propostas que foram rejeitadas.

O aumento proposto ainda não cobre os prejuízos das empresas gasolineiras, que continuam a reclamar do Governo uma dívida de cerca de 140 milhões de dólares. Se essa divisa, inscrita num Fundo de Compensação às Gasolineiras, fosse paga, elas respirariam de alívio.

Segundo a Carta, algumas empresas ainda não decidiram se farão encomendas em finais de Junho, importação que chegará ao país em Agosto. Moçambique tem cerca de 30 gasolineiras registadas mas apenas 22 estão no activo. E nem todas tem importado nos últimos meses por dificuldades de tesouraria.

Algumas delas ameaçam, em surdina, fechar as portas, caso o Governo não lhes pague parte da compensção em dívida. Por enquanto Moçambique tem “stock” de combustível suficiente para a economia aguentar até Agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui