Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

Massingir Valley Farms: Uma grande alavanca para o subsector da agricultura comercial

De acordo com uma nota do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), “o projecto, concebido para satisfazer as necessidades nacionais de produção de carne e leite, e para exportação, com particular ênfase para a República Popular da China e para a Arabia Saudita, também simboliza que Moçambique é capaz de atrair megaprojectos do subsector de agricultura comercial”.

A Massingir Valley Farms, que tornou-se numa das maiores plantações de luzerna (alfafa) para a produção de forragem de África, já gerou, em 18 meses, 200 novos empregos directos e instalou-se com tecnologia de produção de ponta, com destaque para o sistema de irrigação automatizado composto por pivots de 50 ha. O sistema promove a agricultura de precisão, poupando cerca de 70% de água necessária para cobertura desta plantação.

A província de Gaza detém o maior rebanho nacional, com cerca de 400 000 cabeças, seguido das províncias de Maputo e de Inhambane. Este ano, o sector pecuário irá crescer cerca de 9%,  onde a produção de carne irá crescer 15%.

A prioridade do Governo, refere a nota do MADER, tem sido o desenvolvimento da agricultura familiar “porque a maioria da população moçambicana tem na agricultura a sua principal fonte de renda, mas, a nossa abordagem estratégica, prevê também o surgimento da agricultura comercial”.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Gaza atrai investimento para produção de arroz

A entrada de novos investidores está a reanimar a...

Agência do Zambeze investe 7,9 milhões de dólares em inovação agrária

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ)...

Ministro da Indústria e Comércio destaca importância da linha de crédito para a comercialização agrícola

O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, destacou...