Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Presidente Nyusi propõe conversão da dívida em investimentos climáticos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, sugeriu a conversão da dívida dos países africanos em investimentos no clima. Esta medida é vista como uma forma de compensar os países menos poluentes que enfrentam as maiores consequências das mudanças climáticas.

Durante a cerimónia de encerramento da Conferência Internacional sobre o Manejo Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo, realizada em Washington, nos Estados Unidos da América, o Presidente Nyusi ressaltou que Moçambique, assim como muitos países africanos, contribui pouco para as mudanças climáticas, mas sofre significativamente com seus efeitos.

O Presidente Nyusi enfatizou a importância de encontrar modalidades justas que permitam a transformação da dívida dos países em financiamento climático. Esta medida liberaria recursos para programas de conservação ambiental e ajudaria a enfrentar desafios como secas, cheias e ciclones, que têm impacto directo na segurança alimentar, escassez de água e deslocamento de pessoas em grande escala.

“Acreditamos que esta conferência reflecte que a floresta do Miombo não é apenas prioridade para os países signatários da Declaração de Maputo, mas também para todos os habitantes do planeta Terra”, concluiu o Presidente Nyusi.

A declaração de Maputo sobre a floresta do Miombo, assinada por Moçambique e outros países africanos, estabelece prioridades para a gestão e governação sustentáveis dos recursos naturais dos ecossistemas do Miombo. Este ecossistema desempenha um papel vital na subsistência de mais de 300 milhões de habitantes desses países.

Entrevistas Relacionadas

Renew Capital anuncia o seu primeiro investimento em Moçambique na fintech ROSCAS

A inclusão financeira continua a ser um desafio global...

Banco Mundial e FMI debatem financiamento da resiliência climática em África

Com o início das Reuniões de Primavera do Banco...

ONU mobiliza cerca de 12,6 mil milhões de meticais para assistência humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a mobilizar...

CTA e Banco UBA anunciam programa de financiamento de 50 milhões de dólares para MPMEs

A Confederação das Associações Económicas (CTA), em colaboração com...