Segunda-feira, Novembro 18, 2024
spot_img

Produção pecuária de Moçambique aumenta 9% anualmente na década

As autoridades agrícolas de Moçambique anunciaram segunda-feira (21), que o sector pecuário do país tem vindo a registar um desempenho de produção positivo com a taxa de crescimento anual superior a nove por cento nos últimos 10 anos.

Falando durante o primeiro Fórum Nacional da Pecuária em Maputo, o Director Nacional do Desenvolvimento da Pecuária, Américo da Conceição disse no fórum que a produção pecuária do país passou de um patamar de 52.000 toneladas em 2011 para 160.000 toneladas em 2021.

Em 2021, só a produção de frango ultrapassou as 135 mil toneladas, posicionando Moçambique atrás apenas da África do Sul na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e o país ocupa o oitavo lugar em termos de produção de vacas na região, disse o director.

Américo disse que os programas de vacinação estão entre as razões que levaram ao desempenho positivo da produção pecuária e as autoridades ainda estão a implementar mais programas para aumentar a produção no futuro próximo.

“Em termos de sanidade, temos que implementar programas de prevenção, controle e erradicação de doenças. Temos que fazer programas de vacinação, controlar movimentos e também controlar a qualidade de toda a cadeia de valor”, disse Conceição.

Entrevistas Relacionadas

CIP questiona estimativa da receita diária na fronteira de Ressano Garcia e aponta discrepâncias fiscais

Uma análise feita pelo Centro de Integridade Pública (CIP)...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...

Para transformação económica, Salimo Abdula desafia governos africanos a investir mais em infraestruturas

O empresário moçambicano Salimo Abdula defendeu, recentemente, em Marrakech,...