As autoridades agrícolas de Moçambique anunciaram segunda-feira (21), que o sector pecuário do país tem vindo a registar um desempenho de produção positivo com a taxa de crescimento anual superior a nove por cento nos últimos 10 anos.
Falando durante o primeiro Fórum Nacional da Pecuária em Maputo, o Director Nacional do Desenvolvimento da Pecuária, Américo da Conceição disse no fórum que a produção pecuária do país passou de um patamar de 52.000 toneladas em 2011 para 160.000 toneladas em 2021.
Em 2021, só a produção de frango ultrapassou as 135 mil toneladas, posicionando Moçambique atrás apenas da África do Sul na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e o país ocupa o oitavo lugar em termos de produção de vacas na região, disse o director.
Américo disse que os programas de vacinação estão entre as razões que levaram ao desempenho positivo da produção pecuária e as autoridades ainda estão a implementar mais programas para aumentar a produção no futuro próximo.
“Em termos de sanidade, temos que implementar programas de prevenção, controle e erradicação de doenças. Temos que fazer programas de vacinação, controlar movimentos e também controlar a qualidade de toda a cadeia de valor”, disse Conceição.