A representante da empresa estatal chinesa de engenharia SINO HYDRO, encarregada pela construção da subestação de Matambo, Yang Yanlong, informou na Terça-feira, 6 de Agosto, que o projecto de interligação de energia eléctrica entre Moçambique e Maláui conheceu um novo avanço, com previsão de conclusão para Dezembro deste ano.
Segundo um artigo publicado esta Quarta-feira, 7 de Agosto, pela Rádio Moçambique, após sucessivos adiamentos do prazo de entrega devido a diversas dificuldades, o empreiteiro garantiu a finalização dos trabalhos em curso dentro do novo cronograma.
De acordo com a fonte, as obras de construção da subestação de Matambo já alcançaram cerca de 60% de execução, e acredita-se que, nos próximos dois a três meses, o comissionamento será realizado, preparando-se assim para a entrega final.
Para a instalação da linha de transporte de energia ao longo dos 141 quilómetros que atravessam o território moçambicano, já foram erguidas 100 das 304 torres previstas.
O prazo de término da empreitada foi reiterado pelo fiscal das obras civis, Firmino Langa, que expressou a esperança de que o fornecimento de material continue no ritmo actual, de modo a evitar novos atrasos.
Este projecto emprega cerca de mil trabalhadores, incluindo moçambicanos, chineses, zimbabuanos e zambianos. A subestação em construção terá uma capacidade instalada de 400 Megawatts, dos quais Maláui irá importar apenas 120 Megawatts.