Sexta-feira, Maio 9, 2025
spot_img

Projecto de interligação energética com Maláui prevê conclusão em Dezembro

A representante da empresa estatal chinesa de engenharia SINO HYDRO, encarregada pela construção da subestação de Matambo, Yang Yanlong, informou na Terça-feira, 6 de Agosto, que o projecto de interligação de energia eléctrica entre Moçambique e Maláui conheceu um novo avanço, com previsão de conclusão para Dezembro deste ano.

Segundo um artigo publicado esta Quarta-feira, 7 de Agosto, pela Rádio Moçambique, após sucessivos adiamentos do prazo de entrega devido a diversas dificuldades, o empreiteiro garantiu a finalização dos trabalhos em curso dentro do novo cronograma.

De acordo com a fonte, as obras de construção da subestação de Matambo já alcançaram cerca de 60% de execução, e acredita-se que, nos próximos dois a três meses, o comissionamento será realizado, preparando-se assim para a entrega final.

Para a instalação da linha de transporte de energia ao longo dos 141 quilómetros que atravessam o território moçambicano, já foram erguidas 100 das 304 torres previstas.

O prazo de término da empreitada foi reiterado pelo fiscal das obras civis, Firmino Langa, que expressou a esperança de que o fornecimento de material continue no ritmo actual, de modo a evitar novos atrasos.

Este projecto emprega cerca de mil trabalhadores, incluindo moçambicanos, chineses, zimbabuanos e zambianos. A subestação em construção terá uma capacidade instalada de 400 Megawatts, dos quais Maláui irá importar apenas 120 Megawatts.

Noticias Relacionadas

Plano “Energia para Todos” requer investimento de 2,3 mil milhões USD até 2030

O Governo moçambicano, através do Ministério dos Recursos Minerais...

Moçambique e Brasil com potencial para liderar transição energética na CPLP

A presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER),...

Governo quer atrair mais de 5 milhões de dólares em investimento para energia limpa

O Governo está a preparar uma carteira de projectos...

Maputo acolhe RENMOZ 2025 e reforça papel na transição energética

A cidade de Maputo será palco da maior conferência...