Trata-se de uma sessão técnica, interactiva, de esclarecimento sobre questões do projecto e do concurso, o estágio da revisão e actualização dos estudos técnicos, ambientais, económicos, financeiros, mercado, incluindo questões de legislação, regulamentação associada e o quadro legal e institucional no sector.
Durante a conferência, as instituições financeiras internacionais parceiras do projecto, como o grupo Banco Mundial (WB) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), irão falar sobre o seu papel no projecto, abordar questões de financiamento e das garantias para o empreendimento. Terminada a Conferência, os concorrentes irão visitar os locais nos dois dias seguintes, onde será implantado o projecto, na província de Tete.
Denominada Conferência de Licitantes do Projecto Mphanda Nkuwa, o evento irá juntar o MIREME, o Ministério da Economia e Finanças (MEF), o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) dentre outros actores não menos importantes.